Peixe em Lisboa
Até 17 de Abril, o Terreiro do Paço será o palco de degustações, apresentações e showcookings
A 9ª edição do festival decorre de 10 a 17 de Abril, no Terreiro do Paço, e com ela traz uma selecção de chefs nacionais e internacionais, entre eles Henrique Sá Pessoa, Alexandre Silva, Elena Arzak, Pino Cuttaia e Diego Gallegos.
Chefs internacionais
Elena Arzak (dia 13) é filha de Juan Maria Arzak que em Donostia, San Sebastian, Espanha, ostenta três estrelas Michelin. Nesta edição do “Peixe em Lisboa” traz à capital portuguesa alguns dos exemplos de perfeccionismo e detalhe que a tornaram conhecida na cozinha vanguardista. Já o italiano Pino Cuttaia (dia 12), detentor de duas estrelas Michelin no restaurante La Madia, em Licata, Sicília, tem como destaque a gastronomia de mar, conferindo sofisticação à forma italiana de encarar a cozinha. Diego Gallegos (dia 15), brasileiro de nascimento, andaluz por opção – e que alcançou recentemente uma estrela Michelin no restaurante Sollo, em Málaga – traz ao “Peixe em Lisboa” a experiência com peixes de rio ou não fosse conhecido por “el chef del caviar”.
Chefs portugueses
Nuno Mendes (dia 14) regressa ao evento e demonstra, ao vivo, porque se tornou num dos chefs mais apreciados da cena gastronómica londrina, onde abriu, recentemente, um restaurante de influência portuguesa.
Outros nomes conhecidos marcarão presença nesta 9.ª edição, como Rui Silvestre (dia 11), um dos mais jovens e bem-sucedidos cozinheiros da actualidade – que surpreendeu ao alcançar uma estrela Michelin no algarvio Bon Bon -, ou Tomoaki Kanazawa (dia 16), japonês radicado em Portugal que domina as técnicas orientais de tratamento, preparação e confecção de peixes, sendo ainda um especialista em corte e observador de novas tendências.
Henrique Sá Pessoa (dia 10), omediático chef português que reabriu recentemente o restaurante Alma, demonstrará a perícia e conhecimento numa cozinha sofisticada e de fusão, habitat que gosta de percorrer e que desde logo o identifica.
Alexandre Silva (dia 16) também marcará presença com criações arrojadas e divertidas que ilustram a nova etapa profissional.
Restaurantes
Nos restaurantes em funcionamento permanente no evento, com propostas exclusivamente de peixes e mariscos, constam ainda Arola e Midori by Penha Longa Resort, José Avillez, Kiko Martins, Nobre/Nobre Estoril, Ribamar, Taberna da Rua das Flores, Tasca da Esquina e Peixaria da Esquina – Vítor Sobral.
Nesta edição do “Peixe em Lisboa” estreiam-se ainda os restaurantes Bertílio Gomes com Chapitô à Mesa, com propostas sólidas de gastronomia tradicional; Ibo, com pratos de marisco de influência africana; e o Ritz Four Seasons Hotel Lisboa – Pascal Meynard, de cozinha francesa com um toque de irreverência e risco.
Noites ao fim-de-semana
À vasta oferta de produtos do mar e rio junta-se um mercado gourmet, composto por dezenas de expositores: da mercearia fina aos azeites, vinhos, gelados, chocolates, enchidos, queijos, doçaria tradicional, utensílios de cozinha e conservas sem esquecer, claro, a indispensável banca de peixe fresco. Nesta 9.ª edição estão previstas algumas novidades, tais como as “Noites do Peixe”, a pensar nos noctívagos, que prolongam o horário do evento até às 2h, às sextas e sábados.
No primeiro domingo do evento haverá também a “Noite de Fado”, onde o jantar será acompanhado por uma actuação de fado interpretado ao vivo. Segunda-feira (dia 11) continua a ser “Dia Económico” no “Peixe em Lisboa”, em que uma entrada, no valor de 15 euros/pessoa, confere direito a duas degustações de 5 euros nos restaurantes ao longo de todo o dia. O “Peixe em Lisboa” estreia ainda a prova “ADN de Pasteleiro” (dias 8 e 9), que reunirá alguns dos mais promissores chefs pasteleiros a trabalhar em Portugal, que competirão perante um júri presidido por Maria Lourdes Modesto.
A sempre concorrida prova “O Melhor Pastel de Nata” mantém-se (dia 13) e haverá ainda tertúlias, harmonizações enogastronómicas e aulas de cozinha. O “Peixe em Lisboa” é uma organização da Associação Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção da EV – Essência do Vinho.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados