Pontes para um Futuro mais Positivo

O Palácio Quintela acolhe a partir do dia 16 de Setembro “Pontes Para Um Futuro Mais Positivo”, uma exposição de mais de 50 propostas para uma ponte ciclável sobre a 2ª circular em Lisboa. Estes projectos são fruto do Concurso Internacional de Ideias lançado em Julho de 2009 pela Fundação Galp Energia em parceria com a EXD’09, que desafiou arquitectos e engenheiros a projectar um novo equipamento para a cidade.

Possibilitando a travessia da 2ª circular em bicicleta, esta ponte constituiria um estímulo à mobilidade urbana sustentável bem como um legado para Lisboa e seus habitantes.

Reflectindo preocupações ambientais ligadas à eficiência energética, os projectos teriam de ser sustentáveis ao nível execução e manutenção, sendo valorizada a utilização de materiais inovadores, bem como a inserção urbana e enquadramento paisagístico.

“Pontes para um Futuro mais Positivo” apresenta através de maquetas e painéis uma parte significativa dos projectos submetidos a concurso, oriundos de 14 países, dos quais se encontram representados Bangladesh, Brasil, Bélgica, Espanha, Índia, Itália, Israel, Jordânia, Portugal, Reino Unido e Tunísia.

Destaca-se a presença do projecto vencedor, da autoria dos arquitectos portugueses Telmo Cruz e Maximina Almeida, bem como os 2º e 3º qualificados (Moxon Arquitects Limited do Reino Unido e Impromptu Arquitectos + Selahattin Tuysuz Architecture de Portugal) e os premiados com as 2 menções honrosas e menção especial do júri.

Uma iniciativa da Fundação Galp Energia, “Pontes Para Um Futuro Positivo” estará aberta ao público de terça a domingo (10h-22h), ocupando o piso térreo do Palácio Quintela.

Entrada gratuita.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This