RQ#1 Sandman

Sandman – Prelúdios e Nocturnos.

E porque quando se inicia algo, deve ser em grande, aqui fica a tão aguardada edição portuguesa de um dos maiores clássicos de banda desenhada – “The Sandman”.

É através da Devir que, passado mais de 15 anos, Sandman tem finalmente edição em Portugal, encontrando-se já disponíveis “Prelúdios e Nocturnos”, que juntos contêm os oito primeiros comics, formando assim o primeiro volume da série.

Misto de mitologias e fantasia, Sandman conta a estória de Morpheus, Rei dos Sonhos, que ao ter sido capturado por Roderick Burgess, no lugar da Morte, e aprisionado durante 70 anos, liberta-se na esperança de recuperar o seu poder e assim reconstruir o seu Reino, bem como corrigir os estragos feitos durante a sua ausência.

Este primeiro volume pode não conter as melhores estórias de Sandman, mas consiste numa óptima e aconselhada introdução. Passando por personagens que vão desempenhar um papel importante no futuro, até especiais aparições de John Constantine, Martian Manhunter e o demónio Etrigan, não esquecendo a pequena visita ao Asilo Arkham, “Prelúdios e Nocturnos” consiste num ponto de viragem na vida do senhor dos sonhos. Nada voltará a ser como antes, nem mesmo ele.

Chamo especial atenção para o ambiente psicótico e claustrofóbico, característicos de “24 hours”, a descida ao Inferno em “A Hope in Hell”, onde Lúcifer Morningstar faz a sua primeira aparição na série, e por fim “The Sound of Her Wings” onde caminhamos juntos a Morpheus e sua irmã mais velha, numa pequena reflexão sobre a vida… e a Morte.

É de salientar também o prefácio desta edição, escrito pelo próprio autor, onde há tempo para falar de Fernando Pessoa e de chamar a Portugal um país de sonhadores.

Escrito por Neil Gaiman e desenhado por Sam Kieth e Mike Dringenberg, excepção feita à capa, da autoria de Dave Mckean, Sandman é uma aquisição obrigatória para quem gosta de banda desenhada.

Citando Frank McConnell: Se a completa colecção de Sandman não é uma obra-prima literária, então eu não sei o que é.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This