Sónar 2015 | Antevisão

Sónar 2015 | Antevisão

Sobre o lema Music, Creativity & Technology, Barcelona prepara-se para receber a 22ª edição do festival urbano SÓNAR 2015 nos próximos dias 18, 19 e 20 de Junho

Ao abordarmos esta tema festivaleiro importa, antes de mais, referir que o SONAR afecta todos e toda a cidade; quem tem pulseira ou não pouco importa nestes três dias. A cidade blaugrana é invadida por sensivelmente meio milhão de pessoas e torna-se impossível ficar indiferente ao que se passa na cidade. Eventos paralelos ao festival, promovidos em grande parte por labels, denominados de Off-Sonar ou mesmo Off Week, estão por todo lado, incluindo praias, clubs, rooftops de Hotéis ou mesmo “festinhas” em barcos; existem fora dos recintos performances de artistas com valor suficiente para estar dentro do festival. O sentimento geral torna-se unânime. Estando ON ou OFF, a preocupação é absorver o máximo de música e arte multimédia num curtíssimo espaço de tempo.

Este festival, elevado a conceito, uma autêntica montra da música electrotécnica, expande-se este ano para Buenos Aires, Santiago do Chile e Bogotá depois de já ter estado em Reiquiavique, Estocolmo e Copenhaga, mas é em Barcelona, onde tudo começou, que todos os focos estão constantemente apontados. Com uma capacidade total de 120.000 pessoas é, de facto, o maior palco do SÓNAR. Os artistas, músicos, DJ´s e produtores aqui presentes preparam tudo ao pormenor durante meses a fio, porque é conhecido o impacto das suas performances na crítica e para com o público.

Importa sempre referir as duas plataformas em que assenta o Sónar. Durante o dia, na Fira Montjuic, decorre o SÓNAR BY DAY criado para aqueles que preferem apanhar o sol culé a desfrutar de algumas EstrelaDamm ao ritmo de batidas mais suaves. É no Sónar by Day que ocorre algo que diferencia este festival dos demais – SONAR+D. Porque não só de música é feito o Sonar, este local é um espaço internacional de conferências criativas e tecnológicas. Trata-se de um local onde profissionais da área da música e arte multimédia partilham e debatem o seu conhecimento.

Aliado ao Sónar+D temos o SónarCinema; o Music Hack Day, uma maratona de 24h que é dada ao geeks para criarem um produto/protótipo que poderá ter um importante papel na música. O MarketLab coexiste neste espaço com múltiplos projectos criados por universidades e laboratórios multimédia. Existe ainda o Red Bull Music Academy, criado para as figuras da electrotécnica emergentes e graduadas por esta própria academia. Este simposium terá como palco o SónarDôme. Saltam a vista artistas como os Floating Points e Skepta & JME.

À noite, a uma distância considerável do centro da cidade, decorre o SÓNAR BY NIGHT, a plataforma mais industrial e mainstream do evento. Está montado na Fira Gran Via d´Hospitalet. Os artistas tocam simultaneamente em cinco espaços gigantes, dois indoor e três open space. Pelo meio existe uma pista de “carrinhos de choque” para os mais destemidos. O Sónar by Night apenas decorre nos últimos dois dias do International Festival of Advanced Music and New Media Art.

Dentro dos artista presentes no Sónar by Day é de notar o nome de Autechre, dupla ligada à Warp Records considerada por alguns como os Kings da música abstracta. Kindness actua no mesmo dia – esta banda one-man indie disco-funk-R&B irá decerto aquecer a tarde. Squarepusher apresenta em primeira mão o seu fresco álbum “Damogen Furies”, LP que podemos definir como algo próximo de uma alucinação visceral. Destaque também para Hot Chip, Evian Christ, Henrik Schwarz – o veterano alemão do deephouse – e Arca & Jesse Kanda a quem se vislumbra uma das surpresas do Sónar 2015.

Como figura máxima de proa deste ano do Sónar by Night, a organização brinda-nos com a dupla Chemical Brothers que realiza a pré-apresentação do aguardado álbum “Born in Echoes” que será lançado em Julho. A dupla composta por Tom Rowlands e Ed Simons promete elevar para um nível superior de consciência os presentes com as suas big beats e show audiovisual completamente arrasador e hipnótico. No passado mês de Abril os dois amigos de terras de sua Majestade entre-abriram a cortina do álbum e lançaram a primeira faixa “Sometime I Feel So Deserted”. Destaque para Duran Duran, banda new wave dos anos 80, pioneira nos videoclips filmados por directores profissionais com câmaras de 35mm. Flying Lotus, o génio do hip hop/electrónica experimental, será eventualmente outro dos momentos a reter do by Night. Rosin Murphy, a sensual diva dos extintos Moloko, terá uma performance para provar que o deixou para trás o trip-hop e abraçou um lado que podemos encaixar entre o electro, a disco e a pop. Jamie XX, figura máxima dos XX, também não faltará; Tiga fará o primeiro liveact da sua carreira; Mr. Laurent Garnier, que curiosamente esteve presente na primeira edição do festival; Skrillex; Die Antwoord; FKA Twigs, SiriusModeselektor e Dubfire são razões mais do que suficientes para marcar presença.

A RDB vai estar presente e reportar tudo o que de melhor se irá passar neste três dias de festa brava.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This