“The Monkey”
Com encenação de John Mowat e interpretação de Maria de Vasconcelos, The Monkey estreou no dia 7 de Junho e vai estar em cena durante este mês no espaço Hangar, em Campolide.
“Escolhi o caminho da Humanidade. Eu não tive outra saída, partindo do pressuposto de que a Liberdade não estava destinada a ser uma escolha.”
Este espectáculo a duas mãos e apenas um corpo, que na verdade se transforma de forma extraordinária em vários corpos ao longo da cena, é baseado num texto de Kafka “Um discurso para uma Academia”, o universo kafkiano de metamorfose e metáfora está presente em cada camada deste espectáculo. E ele tem muitas.
Maria de Vasconcelos, especializada em teatro físico e teatro do gesto, é exímia no corpo de uma macaca que já quase é apenas humana e no corpo de uma humana ainda presa a alguns sentimentos de símio que diz já ter esquecido.
John Mowat, internacionalmente reconhecido pelo seu estilo de comédia altamente visual, encontra aqui uma actriz capaz de uma metamorfose quase completa, o que lhe permite mostrar-nos muito bem um pouco do que é Kafka, numa encenação que recai quase exclusivamente sobre o trabalho de actor e a utilização simples e inteligente dos poucos objectos de cena.
O texto, que não é um texto dramático, faz-nos pensar, com aparente simplicidade, na ideia de liberdade, de fuga, de possibilidade de escolha entre a fusão com o meio que nos rodeia e o mantermo-nos fieis a nós próprios. Afinal, onde está a saída?
É um espectáculo que poderá passar despercebido entre os grandes circuitos de divulgação, mas é sem dúvida um riquíssimo momento de teatro que se aconselha a não perder.
Fotografia: Tânia Araújo
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados