rdb_desenha2012_header

Desenha’12

Desenha Portugal de Norte a Sul

A Trienal Movimento Desenho 2012 percorre todos os distritos de Portugal com uma programação de grande qualidade e criatividade, apresentando durante 62 dias as multiplicidades do desenho português enquanto disciplina artística, linguagem, expressão técnica, expressão histórica e também agente económico e turístico, através de diversas exposições, workshops, cursos, espectáculos, festivais, feiras e conferências.

Em Portugal, nas últimas décadas, o desenho adquiriu um novo fôlego com o aparecimento de instituições, colecções, cursos especializados em desenho, assim como exposições e acções colectivas de sensibilização a esta prática artística e técnica que desmistificaram o seu papel secundário e proporcionaram o reconhecimento da sua importância e afirmação que tem tido, quer no contexto da arte contemporânea, quer enquanto “instrumento” de trabalho e como linguagem universal. Neste contexto surge a 1ª edição da trienal Movimento Desenho 2012 (desenha’12) com o intenção de divulgar o muito que já existe; o know-how acumulado dos agentes culturais e artistas portugueses. Este movimento pretende amplificar o que está projectado e pensado para o desenvolvimento do Desenho enquanto disciplina artística, como expressão técnica, histórica, agente económico e também com o objectivo de incentivar a articulação entre os diversos agentes culturais nacionais e as suas actividades para que possam coexistir e actuar em conjunto, fortalecendo a sua divulgação com a força de uma comunicação coordenada.

Esta primeira edição conta com cerca de 140 parceiros, que são livres e independentes na sua programação e que trabalham o desenho com diferentes visões artísticas e materiais, produzindo eventos, acções em redor do Desenho que permitirão a valorização da sua diversidade.

Todas as diferentes vertentes e expressões do desenho estarão reunidas num só movimento, num só momento.

Com um programa que abrange todas as vertentes do desenho, destacamos as seguintes exposições já a decorrer em antecipação ao calendário oficial da Trienal:

MUSEU D. DIOGO DE SOUSA

Rua dos Bombeiros Voluntários, 4700-025 Braga

DESENHO | ILUSTRAÇÃO HISTÓRICA E ARQUEOLÓGICA

Exposição comissariada por Cezar Figueiredo. Incide na recriação e interpretação da Bracara Augusta Romana, bem como de outros locais romanos em Portugal (Tongobriga, Aeminium, Conimbriga, Villa de S. Cucufate, etc), mas com principal incidência no património arqueológico bracarense. Com grande impacto comunicativo, científico e lúdico, permitirá aos espectadores ter uma visão histórica e artística com reconstituições de alguns edifícios como as Termas da Cividade, a Ínsula das Carvalheiras, a Fonte do Ídolo, o Teatro Romano e uma recriação total da cidade de Braga, entre outras cidades.

Inaugurou a 3 de Outubro. Patente até 20 de Janeiro de 2013 | Sala de exposições temporárias do Museu D. Diogo de Sousa| 3ª – Dom., 10:h-17h30 | Público-alvo: interessados em desenho e ilustração; arqueólogos; historiadores; estudantes de artes.


 

MUSEU BORDALO PINHEIRO

Campo Grande, 382, 1700-097 Lisboa

A VIAGEM |CARICATURAS DE ANTÓNIO PARA A ESTAÇÃO AEROPORTO DO METROPOLITANO

Algumas figuras do Portugal do século XX “desfilam” na nova estação de Metro do Aeroporto. A responsabilidade é do cartoonista António, a quem o Metropolitano de Lisboa encomendou a decoração artística da nova estação.

Para a caricatura, este é sem dúvida um momento empolgante. É a primeira vez que ela ocupa um lugar de destaque num espaço público, com esta dimensão e de carácter permanente.

O Museu Bordalo Pinheiro considerou oportuno associar-se expondo alguns dos estudos em desenho que o autor desenvolveu para chegar às representações definitivas, que uma vez passadas à pedra deram lugar aos painéis.

São também apresentadas na Exposição um conjunto de fotografias que documentam os vários momentos técnicos da execução dos painéis e as fontes de inspiração para o desenho do artista que compreendem um conjunto diverso de suportes gráficos.

Patente desde Julho até finais de Dezembro de 2012 | Galeria de exposições temporárias | 3ª a Sáb., 10h – 18h | Público-alvo: público em geral e escolas

Durante estes 62 dias, o desenho português percorre o País. Alguns destaques para Outubro:

Norte – Peso da Régua

MUSEU DO DOURO

Rua Marquês de Pombal, 5050-282 Peso da Régua

ESQUISSOS DO DOURO

EXPOSIÇÃO DE DESENHOS DE ÁLVARO SIZA

Esta mostra insere-se na Trienal Movimento Desenho 2012 e conta com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal a qual cede os esquissos sobre o Douro do conceituado Arq. Álvaro Siza Vieira. A exposição, que recebe o nome de Esquissos do Douro, resulta do trabalho desenvolvido no decurso de uma viagem que o mais internacional e conhecido arquitecto português fez pelo Douro, em contacto com o rio e a região. Uma experiência interessante a não perder.

Inaugura a 15 de Outubro, patente até 15 de Dezembro de 2012 | Todos os dias, das 10h – 13h /14.30h – 18h00 | Público-alvo: geral

Centro – Alcobaça

ARMAZÉM DAS ARTES | MOSTEIRO DE ALCOBAÇA | IGESPAR

Galeria da Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça 2460 – 018 Alcobaça

DESENHO DE ESCULTORES

O Armazém das Artes, em parceria com o IGESPAR e o Mosteiro de Alcobaça e com o apoio da Câmara Municipal, apresenta, no âmbito da Trienal Movimento Desenho 2012, a exposição “Desenho de Escultores”, constituída por desenhos de escultores nacionais e internacionais de modo a tornar a exposição pedagogicamente mais significativa.

Assim, a exposição vai mostrar reproduções de desenhos de Miguel Ângelo e de outros escultores anteriores ao século XX, e também desenhos de alguns dos mais importantes escultores do século XX, incluindo pintores que também fizeram escultura, sendo este critério abrangente aos artistas nacionais.

Pretende-se evidenciar, junto do público em geral e dos alunos das escolas da região, como esta disciplina é fundamental à escultura, quase sempre numa relação directa ao estudo e evolução da obra escultórica, ou, quantas vezes, apenas como exercício formal.

O desenho evidencia, assim, a importância na revelação das ideias e dos caminhos que levam os seus autores ao encontro de si próprios.

Inaugura a 20 de Outubro, patente até 2 de Dezembro de 2012 | 09h00 às 17h00 (última entrada 16h30) | público-alvo: geral e escolas da região.

Lisboa

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E CIÊNCIA

Universidade de Lisboa, Rua da Escola Politécnica, 56/58, 1250-102 Lisboa

SELOS DA NATUREZA.

Ilustrações de Pedro Salgado. Desde 1996, Pedro Salgado tem desenvolvido uma actividade junto dos CTT, realizando ilustrações para emissões filatélicas sobre diversos temas ligados à divulgação e conservação da Natureza. Nesta exposição, numa parceria entre o Museu Nacional de História Natural e Ciência, a Fundação Portuguesa das Comunicações e os CTT-Correios de Portugal, apresentam-se ao público, para além das séries de selos desenhadas por Pedro Salgado, o conjunto das ilustrações originais e diversos estudos que lhes deram origem.

Inaugura em Outubro, patente até Janeiro de 2013 | 3ª – 6ª, 10h – 17h / sáb., dom., 11h – 18h | Público-alvo: geral

Sul – Montemor-o-novo

LIVRARIA FONTE DE LETRAS

Rua das Flores,10/12 7050-186 Montemor-o-Novo

LIVROS DE RISCO

Exposição colectiva de livros de artista, que será completada com uma apresentação pública de cada obra feita pelo próprio artista.

A selecção dos artistas tem a ver com o percurso dos 10 anos da Fonte de Letras e foram convidados artistas que têm ou tiveram uma relação especial com a livraria – ou porque aí expuseram, ou porque de alguma forma fazem parte da história da livraria ou porque aí voltam sempre. Artistas: Alice Geirinhas, AUZprojekt arquitectos, João Cutileiro, José Miguel Gervásio, Maria-do-Mar Rêgo, Miguel Rocha e Niek te Wierik.

Inaugura a 20 de Outubro, patente até 15 de Dezembro de 2012 | Seg. a Sáb. 11h-19h | Público-alvo: todos

DESTAQUES PARA NOVEMBRO

Norte – Braga

MUSEU NOGUEIRA DA SILVA

Av. Central, 61, 4710-228 Braga

COLETIVA DESENHO
Exposição com a participação de Cristina Soares, Joana Escoval e Daniel Melim. A exposição será acompanhada pela realização de uma conferência com a participação dos artistas.

Inaugura a 17 de Novembro, patente até 28 de Dezembro de 2012 | Galeria da Universidade | 3ª – sáb. | 10h – 12h / 14h – 18h.45 (Sáb. 14h – 18h.45)| público-alvo: público em geral

 

Loures

GALERIA MUNICIPAL VIEIRA DA SILVA – PAVILHÃO DE MACAU

Parque da Cidade, 2670 Loures

EXPOSIÇÃO DE VÍTOR PINHÃO

Vítor Pinhão, artista e docente no Concelho de Loures, apresenta a sua obra caracterizada por uma ambiguidade latente entre a pintura e o desenho.

Inaugura a 17 de Novembro, patente ao público até 04 de Maio de 2013 | 2ª a Sáb. 10h – 13h / 14h -18h | Público-alvo: Público em geral

 

Sul – Arraiolos

GALERIA LOBO MAU

Largo 25 de Abril, 1, 7040-016 Arraiolos

ANATOMIA DO DESENHO

Exposição de Rita Cortez Pinto. Vejo o meu trabalho de desenho como um mapa onde o lugar é o desenho e eu vou construindo paisagens e caminhos entre pontos principais. Estes caminhos nunca são direitos nem estáticos: têm desvios, novas descobertas, e estes pontos principais são as várias formas de fazer/ver o desenho – livros de desenho; espaços de desenho; filmes/desenho. Inaugura a 3 de Novembro (17:h), patente até | Sáb. e Dom. 10h – 13h /15h – 18h | Público-alvo: todos

DESTAQUES PARA DEZEMBRO

Lisboa

21ª FEIRA LAICA

Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos. Rua do Alviela, 12, 1170-012 Lisboa (MUSEU DA ÁGUA / EPAL)

Feira de edição independente (livros, zines, discos, k7’s, serigrafias, etc…) que inclui exposições, animação infantil, filmes DIY, concertos, convidados estrangeiros. Esta será a última edição com uma festa de despedida na noite de dia 15 na Trem Azul.

15 e 16 de Dezembro |  14h – 20h |  Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, Museu da água, Lisboa

Público-alvo: não determinado, com interesse pela banda desenhada, ilustração, literatura, música, impressão e a edição independente em geral. | Contacto para mais informações: feiralaica.wordpress.com

Norte – Porto

TEATRO DE MARIONETAS DO PORTO

Rua das Flores nº 22 4050-262 Porto (Museu)

EXPOSIÇÃO DE DESENHOS E ATELIERS

O SENHOR…

Havia um homenzinho muito pequenino que vivia numa casa muito pequenina. O homenzinho tinha um nome muito pequenino, chamava-se… (era um nome tão pequenino que nem se conseguia dizer a primeira letra, porque quando começava acabava logo). Para o conseguirem chamar, os seus amigos costumavam pronunciar uma espécie de soluço (hic!) Apesar de ser muito pequenino, o Senhor… meteu-se numa emocionante aventura que acabou em grande!

A partir do universo do espectáculo “O Senhor…” será feita uma exposição dos desenhos do processo e ateliers sobre o tema.

Até 31 Dez. | Público-alvo: Para todos

ALGUNS WORKSHOPS EM DESTAQUE:

MUSEU MONOGRÁFICO DE CONIMBRIGA

Conímbriga, 3150-220 Condeixa-a-Velha

WORKSHOP DE DESENHO ARQUEOLÓGICO

O desenho é uma forma privilegiada de análise, representação e comunicação em Arqueologia, reunindo nas suas várias possibilidades as funções descritivas, reconstrutivas e classificatórias inerentes à disciplina.

O workshop organizado em Conimbriga, durante o mês de Outubro de 2012, será estruturado de forma a dar aos participantes uma primeira experiência, ou a desenvolver a experiência de participantes já iniciados, nas vertentes de produção de representações de base e seu tratamento, por meios analógicos tradicionais ou digitais, recorrendo a evidências das Ruínas de Conimbriga e a materiais da colecção do Museu Monográfico, sob a orientação de colaboradores do Museu. Focará quatro aspectos principais: Desenho de campo de estruturas arqueológicas; Desenho de campo de estratigrafias; Desenho de arquitecturas (estruturas e elementos); Desenho de materiais. Formadores: Pilar Reis / José Ruivo / Virgílio Correia

Público-alvo: Alunos de Arqueologia, História e História da Arte | Limite de 12 participantes | Participação gratuita 18 – 19 Out. / 25 – 26 de Out. | Mais informações e inscrição: mmconimbriga.geral@imc-ip.pt

MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa

VIAGENS E O DIÁRIO GRÁFICO

Ciclo de workshops coordenado por Eduardo Salavisa que aborda e explica a construção de um Diário Gráfico em viagem. Formadoras: Catarina França, Mónica Cid, Guida Casella, Rita Cortez Pinto, Margarida Boto e Rosário Félix. Em paralelo serão organizadas conferências sobre o tema.

Dias 20, 27 Outubro, 3, 7 e 10 de Novembro | 10h às 13h | preço: 15 euros (uma sessão), 75 Euros (6 sessões) | inscrições e informações: 21 347 86 29 ou servicoeducativo@museuarqueologicodocarmo.pt

OFICINAS DO CONVENTO

Convento de S. Francisco, Carreira de S. Francisco, 7050-160 Montemor-o-Novo

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE SINTETIZADORES TÁCTEIS APLICADOS AO DESENHO E PINTURA 

Oficina de Construção e Composição Sonográfica com Sintetizadores low-tech a partir do aproveitamento de amplificadores de aparelhos velhos. Construção dos dispositivos, lápis ou pincéis aparelhados com contactos do amplificador. Performance, acção-desenho. Exposição de resultados audiovisuais.

4 de Novembro | 10.h – 19.h | Público-alvo: a partir dos 12 anos | 15€ por inscrição, 12 inscritos no máximo | Para mais informações contactar:  266899824 / oc@oficinasdoconvento.com

CASA DAS HISTÓRIAS PAULA REGO

Avenida da República nº300, 2750-475 Cascais

“AUDIORASCUNHOS 1.0” | LABORATÓRIO DESENHAR COM O SOM

Usando a voz, objectos sonoros ou instrumentos musicais é possível compor um desenho ou obra gráfica, sem ter que usar os tradicionais elementos riscadores do Desenho. O lápis é substituído pelo próprio Som! Nesta sessão os participantes são convidados a experimentar o sistema “Audiographia 1.0” criado por Zé Oliveira.

Dia 25 Novembro | 16h30 | Duração: 45min | Nº participantes: min 6- máx 15 | Preço: 3€ | pré-marcação | Público-alvo: > 8 anos ou adultos

OLGA SANTOS GALERIA

Praça da República, 168 – 1º Ft, 4050-498 Porto

DESENHAR COM A CIÊNCIA

Nesta actividade vamos descobrir com um verdadeiro cientista a resposta a algumas questões relacionadas com a cor, tais como: “Será que a cor do marcador com que escrevo é só esta que vejo?”, “Será que posso fazer desenhos com a Física?”, “Será que posso pintar sem marcadores, lápis ou canetas?”. Orientadora: Joana Leão

24  de Novembro e 22 de Dezembro (Sáb.) | 10h / 12h| 8 euros por participante, com materiais incluídos | Max: 15 participantes / sessão Público-alvo: público infanto-juvenil. Mais informações e inscrições: tel.: 917 147 763 ou molgas@sapo.pt

ALGUMAS CONFERÊNCIAS/COLÓQUIOS EM DESTAQUE

SOCIEDADE PORTUGUESA DE PSICANÁLISE | SOCIEDADE PORTUGUESA DE PSICOLOGIA CLÍNICA

Rua Andrade Corvo, n.º 50 – 6º Dtº, 1050-009 Lisboa

A PSICANÁLISE EM DESENHO

A Psicanálise, método clínico e corpo teórico de conhecimento, tem como objecto de estudo os fenómenos psíquicos inconscientes, aos quais acede através das suas manifestações e transformações. Desde Freud que o interesse por este campo de estudo versou e influenciou os mais variados domínios da expressão cultural. Naturalmente que o Desenho se inscreve como uma dessas privilegiadas áreas, uma vez que, simultaneamente, condensa e revela intencionalidade, criatividade, comunicação e evolução no diálogo entre processo primário e realidades construídas e partilhadas. Narrativa onírica por excelência, através do traço gráfico, propomos uma abordagem segundo o nosso paradigma acerca do valor, sentido e virtuosismo do desenho na psicanálise, bem como dos contributos da mesma para a compreensão do fenómeno humano.

Dia 24 de Novembro |14h30 – 18h  | Museu Nacional de Arqueologia – Praça do Império, 1400-206 Lisboa | público-alvo: Aberto para público em geral

DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS E DESIGN UNIVERSIDADE DE ÉVORA

Colégio dos Leões (Antiga Fábrica Leões), Estrada dos Leões 7000-208 Évora

2º COLÓQUIO “DESENHO E IMAGINAÇÃO”

O 2º Colóquio Desenho & Imaginação propõe-se incentivar a reflexão e o debate sobre o papel, a necessidade e o espaço do Desenho na investigação e na criação artística, reunindo professores, alunos, investigadores e artistas. Para além de uma técnica artística, o Desenho é um fundamento indispensável de todo o ensino artístico e uma das disciplinas mais estruturantes para o pensar do projecto artístico, e do quotidiano dos cidadãos. Organização pelas Professoras Manuela Cristóvão e Sandra Leandro do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora.

Dias 13 e 14 de Dezembro | Colégio dos Leões |  Público-alvo: Alunos, docentes e investigadores do ensino superior, principalmente na vertente das Artes Visuais e todos os interessados por esta área | Para mais informação ou inscrições contacte o Secretariado do Departamento de Artes Visuais e Design: Tel.:   (00351) 266757300 /   (00351) 266757301,  rcb@uevora.pt / secretariado.inter@uevora.pt

Barcelos

INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE

Campus do IPCA, Lugar do Aldão, 4750-810 Vila Frescainha / S. Martinho, Barcelos

CONFIA | CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM ILUSTRAÇÃO E ANIMAÇÃO (1ª edição)

A primeira conferência internacional em Ilustração e Animação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, organizado pelo Departamento de Design da Escola Superior de Tecnologia no âmbito do Mestrado em Ilustração e Animação, pretende ser um momento charneira na discussão contemporânea sobre estas áreas inscritas na tradição e pioneiras na inovação tecnológica. Pretende-se a exploração do espaço multidisciplinar que envolve o desenho e a imagem animada de forma ampla. Passando pela construção da narrativa ao desenvolvimento de personagens, da teoria da arte à reflexão crítica dos objectos que povoam o mercado e a indústria. A conferência procura submissões originais, de qualidade, encorajando a participação quer dos artistas, indústria e mercado, quer da comunidade académica. www.confia.ipca.pt

1 Dez. | AXIS de Ofir: Av. Raul Sousa Martins, 4740-405 Fão – Esposende | Público-alvo: artistas e investigadores



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This