rdb_tuesdaynightbandpractice_header

Tuesday Night Band Practice

“Se és famoso porque não estás morto?”

Upa, que isto bate… forte e feio, meus amigos! A linguagem não se sacode grosseira ao acaso, não tanto mais quando falamos daquelas paixões que fervem e fazem virar do avesso a roupa, os cabines e a pele: moda e rock and roll! Não, não temos meninas manequins e bateristas de bandas de cabedal aos beijinhos, temos antes a criatividade e arrojo de 4 bons rapazes que cruzam continentes, da Inglaterra-mãe à Austrália-filha, para nos trazer a combinação de costura e inspiração rockeira.

Aqui a vénia cai-lhes porque não criam oficialmente para um Dave Navarro. Nem patrocinam vocalistas tatuados. Ganham pela homenagem que lhes veste a inspiração, retirada de bandas e autores de culto que já não estão entre nós, permitindo-nos envergar um pouco de melodia e carisma para sempre admirados. É por eles imortalizada a passagem de senhores que perdemos de forma radical, mas que nos deixaram o coração nos ouvidos, desde que escutámos um “Smells Like Teen Spirit” ou um mais antigo “Purple Haze”. A Tuesday Night Band Practice (TNBP) é – digamos – uma nova casa de costura e ilustração onde se ouve música alta, com guitarradas, baixos e baterias pesadas que fizeram história, agora contada nos sons, tecidos, desenhos e pontos finos que estes designers apresentam um pouco por todo o mundo.

Se houve um Clube dos Poetas Mortos, a TNBP é o novo Clube dos Rockeiros Perecidos. Uma banda de criativos que começou a ensaiar o cheiro a Woodstock e a Lolapalooza, transportando-o para as  suas peças, que não são glamourosas, são new grunge e inquitantemente sensuais e duras como o Rock. Cada um dos designers toca um instrumento, ouvem o mesmo tipo de música, conheceram-se por Ela enquanto a ouviam e a escreviam – temos instrumentistas e letristas – como Odes a Alice in Chains, Melvins, Stone Temple Pilots, The Doors ou Sex Pistols. Todas as terças-feiras à noite reuniam-se para isto mesmo, para ensaiar. Até que as conversas se foram estendendo a um exercício mais complexo que a sessão de garagem, conduzida pela paixão por ícones do rock, pelo design, ilustração e moda – que os marca individual  profissionalmente.

Vemos música em quase toda a parte, mesmo cada desfile vive dos designs rosto da estação, com uma música a compor a dança da passerelle. A música respira-se e vê-se experimentada até mesmo entre a Zara e Pull and Bear, com t-shirts mais ou menos clichè, mas que formam um sorriso acessível. Mas, acima de tudo, o que deu origem e torna as colecções TNBP nada lineares é a forma como é dada a interpretação da moda e do design sob estas inspirações/aspirações musicais. Designers aspirantes a rockeiros, amantes de bandas lendárias e, sobretudo, lendas mortas – quase todas elas, coincidentemente, mortas aos 27 anos… fosse pelo alcoól, drogas, suicídio ou outros eventos menos afortunados, que os remeteram para a imortalização. Eles vivem esse Clube, essa música e as palavras certas para os acordes que agora se vestem cá fora, fora dos pensamentos do quarto e da vida nos phones.

T-shirts com estampados elaborados, porque se parecem pinturas e daqueles sketches borrados que não queremos estragar, porque está ali um Layne Staley visto por novos olhos; por baixo de casacos que lembram cabedal estilizado em corte, vindo e fecho… estilo duro, mas elegante, sempre aspiracional como o poder que se traz nos ombras das camisas e blazers, que malham bem sobre um denim sujo e desbotado. Há uma imagem de jogo, vemos um tipo como um riff, há beleza, sensualidade  e há ferocidade a fazer subir as hormonas. Sim, é sexy. Sexy e inteiramente masculino. Os acessórios rimam na perfeição com cada colecção e… cada tema. É que estes senhores vão para a inspiração gráfica partindo até de demo tapes nas quais vão trabalhando ao longo do ano. Músicas deles e músicas dos outros, partilhadas em vinil e num blog actualizadíssimo, que eleva ao espoente máximo a forma apaixonante do estrelato… daquele que sobe mais alto do que os olhos, ouvidos, flashs, revistas, pautas. Mas fica para sempre no céu.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This