Vasco Ribeiro & Os Clandestinos terminaram de dar forma ao segundo registo de estúdio.
Entre quartos desarrumados, uma casinha velha perto dos campos do Gerês (a norte de Portugal) e os lendários estúdios Namouche, em Lisboa, é que o grupo Vasco Ribeiro & Os Clandestinos gravou o disco que edita agora: “Formas de Estar”. O álbum foi assim intitulado por duas razões: por representar diferentes fases de crescimento e estados de espírito – algumas músicas foram feitas com espaço de seis anos entre elas –, e por trazer em sua essência diferentes gêneros musicais tais como folk, pop, fado e bossa. “Queremos despertar no ouvinte formas amplas de sentir, sejam elas peculiares ou dessemelhantes”, conta Vasco Ribeiro.
Logo após terem lançado o primeiro álbum de originais, “Mais Um Dia”, em 2020, o grupo com base em Lisboa começou a pensar no que viria a ser o próximo. Havia músicas antigas que tinham ficado na gaveta, e muitas outras que foram criadas durante o período de pandemia – assim foi formado o repertório de “Formas de Estar”. Com as bases prontas e grande parte dos arranjos planejados, a banda foi para os estúdios Namouche, inaugurados em 1973, e por onde passaram nomes como Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Fausto e Jorge Palma, que coincidentemente integram a lista de referências do disco. “Foi um processo eletrizante e de entusiasmo infantil. Éramos um grupo de músicos e amigos movidos pelo ideal de estarem a criar algo genuíno. Buscamos fazer um disco o mais dinâmico e diversificado possível, e penso que esse objetivo foi concretizado”, diz Vasco Ribeiro.
Para além dos elementos base que constituem o projeto ao lado de Vasco Ribeiro – Francisco Nogueira, Rafael Castro, Henrique Rosário e António Gonçalves –, participaram do disco novos Clandestinos e Clandestinas, que devem também integrar concertos futuros. Dentre eles estão o cantor, compositor e flautista Gabriel Pepe; os saxofonistas João Arez e André Monteiro; o trompetista italiano Samuele Lauro; o ex-integrante da banda Steven Gillon; e o coro de vozes formado por Constança Branco e Carlota Loureiro.
No dia 2 de Maio, decorrerá o concerto de lançamento do álbum no B.leza. No repertório, além do álbum na íntegra, apresentarão igualmente algumas canções do disco de estreia, “Mais Um Dia”. “Em cima de palco, estarão todas as pessoas que de forma mais ou menos direta, fizeram com que as «Formas de Estar» ganhassem vida”, comenta Vasco.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados