Zé dos Bois
Em mais um mês cheio de actividade, conheçam aqui dois destaques da programação deste espaço para o inicio do mês de Maio.
Já a 7 de Maio, a nossa conhecida Galeria Zé dos Bois, no Bairro Alto, apresenta-nos “Space Modern Jazz Sessions” com Vertigo, inserido no programa Propostas para quem dança.
Vertigo é um conjunto compost por Marcel Barta no saxofone e soprano, Daniel Soltis no clarinete , baixo e bateria, Rastislav Uhrik no baixo acústico, Oskar Török no trompete e Vojtech Prochazka no piano.
Esta é uma nova e energética banda, inspirada na música de Alexander Scriabin, Claude Debussy, Thelonious Monk, Charles Mingus, Miles Davis, Ornette Coleman, ECM, bem como de Bjork, Bill Frisell, John Zorn e Radiohead. O quinteto começou nos finais de 2002 como um projecto de músicos que tinham a ideia de tocar a sua própria música do seu modo. O resultado é uma mistura atmosférica de free jazz, drum&bass e ECM- estilo modern jazz, com respeito pela vasta história da música.
No domingo, 9 de Maio é a vez das Electronic Retrocabaret Sessions com Niobe.
Yvonne Cornelius aka NIOBE, chega-nos de Colónia onde, ao longo da última década, desenvolveu de uma forma muito peculiar e pessoal a sua relação com a produção musical. O estilo inconfundível como usa a voz faz dela uma das protagonistas mais entusiastas do tão aclamado future pop, sugerindo um sentido retrocabaret de forma elegante e subtil pouco comum.
É electrónica híbrida, doce, com jogos de desequilíbrio e imprevisibilidade entre a música e a mulher. Os seus discos editados em duas das mais contagiantes editoras do
momento, TOMLAB e SONIG, confluem em forças contraditórias criando um
conceito onde a manipulação digital e a sobriedade da sua voz redesenham novas fronteiras para a canção contemporânea. Para quem acha que o mundo da electrónica é um reduto masculino equivocou-se. Estas melodias são para todos e chegaram para maravilhar os nossos ouvidos.
O público que assistiu aos seus concertos em Berlim (Transmediale), Paris (Batofar) e Barcelona (Sonar) rendeu-se a um dos espectáculos de maior sensualidade e glamour. Com “Tse Tse”, o seu segundo álbum editado em 2003 pela Sonig (Mouse on Mars) foi nomeada uma das artistas revelação desse ano pela prestigiada revista Wire.
Também poderás gostar
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
There are no comments
Add yours