STD_header

Super Stereo DEMOnstration 2012

De 5 a 9 de Março o festival de música e arte experimental SuperStereo Demonstration está de volta à capital para agitar a nossa consciência com propostas inteligentes e desconcertantes, capazes de alterar a nossa percepção do panorama musical actual.

O festival SuperStereo DEMOnstration define-se como um festival alternativo que reúne em diversas vertentes Música, Arte Sonora, Vídeo e Instalação. Com uma periodicidade irregular, esta é uma oportunidade para expandir os horizontes e alterar percepções.

Os destaques desta edição vão para o duo britânico Chris & Cosey, formados após a dissolução dos Throbbing Gristle de Genesis P-Orridge. Exploram o synth pop e a electrónica numa roupagem que deve muito às experimentações industriais e ao incómodo certeiro que um loop de sintetizador pulsante provoca no nosso imaginário de música popular. Há 10 anos sem se reunirem ao vivo, Chris & Cosey voltam para uma oportunidade certamente única, pois nunca se sabe se voltarão ao activo. O concerto é Sábado dia 9 no Teatro Maria Matos.

Nesse mesmo dia actuam Rafael Toral e Protótipo [432]. Rafael Toral é um pioneiro na estética experimental no activo desde os anos 90. Descreve o seu som como “Música Electrónica Pós-Free Jazz”, uma designação que assenta perfeitamente no seu som mais visceral e emotivo. Acompanha-o ao vivo Afonso Simões na bateria (Gala Drop e Curia). Os dois compõem o duo Space Collective 2.

Protótipo [432] é um instrumento musical concebido pelo arquitecto lituano Bernardas Bagdanavicius, uma complexa estrutura metálica em forma cúbica que suporta 432 cordas de guitarra entrecruzadas. Será demonstrado ao vivo pela primeira vez no festival SuperStereo DEMOnstration e tocado por Fennesz, Manuel Mota, Marco Franco e Producers (Fernando Fadigas e Miguel Sá).

Um dia antes, Fennesz apresenta-se no palco do Maria Matos com um novo trabalho baseado na peça Protótipo [432]. Figura emblemática da electrónica contemporânea actual, Fennesz constrói reconhecidas estruturas ambientais intoxicantes e multitexturadas. Antes há Manuel Mota que, surpreendentemente, vai utilizar um piano em vez da tradicional guitarra. A não perder, claro.

Nessa mesma quinta-feira há uma noite assombrosa no Lux. Atom™, ou seja Uwe Schmidt, figura multidisciplinar e multi-ego; lembram-se de Señor Coconut, projecto de versões latinas de conhecidas músicas electrónicas? Atom™ vai apresentar um formato live semi-improvisado onde utiliza apenas três máquinas para manipular áudio e vídeo, com segmentos que se cruzam e desconstroem entre si. Acreditamos que o Lux vai assistir a um concerto que vai ficar cravado nas suas paredes por muito tempo.

A seguir há bons DJ Sets por Fad!gaz, Nuno Bernardino & Javenger Dourado, e Miguel Sá. Fernando Fadigas irá partilhar o palco com Luis Elgris no dia anterior, quarta-feira, no Maria Matos, numa peça baseada no álbum “From Her to Eternity” de Nick Cave & the Bad Seeds, com vídeo de Sandra Zuzarte, Bárbara do Canto Lagido na voz e interpretação, Filipa Cordeiro na bateria e Alexandre Rendeiro na guitarra. Depois, Carlota Lagido irá interpretar a performance “The Importance of Nothing”, que toma como ponto de partida o disco SuperStereo Demonstration, vinyl feito nos anos 60 para demonstrar os efeitos do formato Stereo nos aparelhos de Hi-Fi.

Durante a semana, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, vão estar expostos trabalhos de alunos da universidade, obras em vídeo que partem do medium sonoro, música experimental ou o field recording. De 5 a 8 entre as 16h e as 19h na FBAUL.

Um festival que visa refrescar a nossa ideia de música, experimental ou não, para ouvir com a mente. Fiquem atentos à reportagem RDB.

Cartaz:

5 a 8 Março
Art-Screening #3 FBAUL

7 Março, Quarta
Carlota Lagido
Luís Elgris e Fernando Fadigas
Teatro Maria Matos

8 Março, Quinta
LUX:
Atom™ (concerto)
FadIgaz
Javenger Dourado & Nuno Bernardino
Miguel Sá

Teatro Maria Matos:
Fennesz
Manuel Mota

9 Março, Sexta
Chris & Cosey
Rafael Toral
Protótipo [432] Teatro Maria Matos



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This