f4f2019

Football 4 Friendship 2019

Balanço.

Foi durante os derradeiros dias de Maio que a Rua de Baixo se deslocou a Madrid, como os visitantes mais atentos poderão ter notado, para acompanhar a etapa final e principal do programa Football 4 Friendship. O programa é uma criação da Gazprom, há muitos anos ligada ao futebol europeu, e que consiste em facultar a centenas de jovens uma oportunidade única de participar num torneio de futebol com jovens das mais variadas nacionalidades, ao mesmo tempo que recebem igualmente aulas e oficinas de temáticas sociais e de cidadania. A bandeira do Football 4 Friendship projecta ininterruptamente nove valores: amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, devoção, vitória, tradição e honra. Estes valores são a bússola de toda e qualquer iniciativa gizada no âmbito do programa.

A integração das crianças é feita de forma excepcional: além dos jogadores, que incluem crianças com necessidade especiais (físicas ou psíquicas), existem ainda árbitros e jovens jornalistas (que vão cobrindo todo o evento ao seu jeito pueril), todos com 12 anos de idade. As múltiplas equipas que disputam o torneio, incluindo rapazes e raparigas, são orientadas por treinadores ligeiramente mais velhos, que anteriormente participaram como jogadores quando tinham 12 anos, promovendo assim uma integração progressiva, incrementando igualmente as responsabilidades dos participantes consoante a idade. E às equipas participantes foram atribuídos nomes de espécies em perigo de extinção, numa forma de apelar também à consciência para esta matéria que assola permanentemente o nosso planeta.

Com a constante presença de diversos actores do palco do futebol, desde antigos jogadores, a treinadores, jornalistas desportivos, o Football 4 Friendship estreita a ligação entre os pequenos participantes e algumas das estrelas deste meio. Este facto motivará indubitavelmente os jovens a perseguir os seus sonhos ainda com maior intensidade e maior foco, podendo igualmente fazer melhor uso dos ensinamentos e filosofia fomentada pelo programa, incluindo a sua academia cujo conteúdo está disponível online, tornando-a acessível a todos os interessados.

A nível de organização a estrutura do F4F mostrou-se irrepreensível, quer com a delineação e consumação das diversas actividades, distribuídas por diferentes locais, até à gestão de alguns imprevistos ou alterações mínimas do plano que eram impostas à última hora. O batalhão de jornalistas convidados, oriundos de todas as latitudes do globo, estiveram sempre a par do plano e de tudo o que se iria passar. Uma sensacional máquina organizadora que atribuiu ainda mais valor a uma iniciativa já com um valor social incalculável.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This