viagens_tendencias

Viajar: Tendências e os Destinos Mais Procurados

Viajar está na moda. Nos tempos que correm, as pessoas valorizam cada vez mais juntar dinheiro parar passarem umas boas férias em família, com amigos ou até mesmo sozinhos em sítios fantásticos. Conhecer o mundo é essencial para enriquecer a cultura e refrescar a alma e para muitos tornou-se quase um hobby. De entre as cidades europeias que se encontram na lista das mais visitadas pelos portugueses, existem algumas que são escolhidas maioritariamente para as famosas escapadinhas de 3 ou 4 dias.

Cada vez mais as escapadinhas para cidades europeias se tornam lugares comuns, tanto para os mais jovens como os mais velhos. A faixa etária já não é um fator característico, pois hoje em dia toda a gente anseia viajar, sendo de notar que as agências de viagens têm preços bastante acessíveis. A maioria dos clientes destas agências quer descobrir as cidades que estão nas tendências atuais, tais como Madrid, Barcelona, Londres, Paris e Roma.

Para além destes destinos turísticos, existem também algumas ilhas que estão a ganhar popularidade entre os portugueses como as ilhas Baleares: Ibiza, Maiorca, Minorca, Ilha do Sal (Cabo Verde), Punta Cana (República Dominicana) e Cuba. No verão, os portugueses têm tendencialmente a escolher destinos turísticos de praia, sendo que preferem os países estrangeiros, embora também viagem dentro do país. Estas ilhas são ideais para planear as férias de verão. Por norma, juntamente com as agências turísticas, as pessoas optam por adquirir os bilhetes de voo com a estadia nos hotéis para poupar e facilitar todo o processo de reservas. As pessoas escolhem passar as suas férias em hotéis ou resorts e durante o dia selecionam atividades diversas para conhecerem as ilhas e se divertirem em grupo.

As ilhas de Ibiza, Maiorca e Minorca têm sido cada vez mais selecionadas como destinos de férias de verão. Os clientes das agências chegam a pedir orçamentos dos voos com a estadia com antecedência para que não fiquem sem oportunidade de fazer reserva mais próximo da data de viagem. Estas ilhas são conhecidas pelas suas praias paradisíacas, no entanto cada uma tem as suas características.

  • Ibiza, por exemplo, ficou conhecida por ser uma ilha ideal para a diversão noturna; para as pessoas que gostam de festas e sair à noite este destino turístico é perfeito para tal. Por ser conhecida pela sua excentricidade, costuma atrair grupos de amigos que viajam em busca de umas férias de verão memoráveis.
  • Maiorca, por sua vez, é uma ilha com mais locais para se visitar e proporciona uma experiência mais calma em comparação com Ibiza. Tanto os grupos de amigos como família escolhem visitar esta ilha com o intuito de aproveitar as suas praias e ficar também a conhecer um pouco da história da ilha.
  • Minorca é o destino mais amigável para famílias com crianças. Por ser uma ilha com temperaturas agradáveis e ambiente calmo e harmonioso permite aos pais descansar enquanto os filhos desfrutam do local.

 

Destas três ilhas, Maiorca e Minorca foram as que se revelaram mais populares.

viagens_tendencias1

Cuba está cada vez mais na moda, não só pela cultura, mas também pela possibilidade de visitar as praias. Em Havana, os seus visitantes sabem que podem encontrar uma abundância cultural que os faz voltar atrás no tempo. No caso de optarem por visitar as praias de Cuba, por norma vão para Varadero ou um dos Cayos. Em Havana encontram-se os famosos carros vintage que tanto se veem em fotografias dos que visitam Cuba, entre tantas outras características e peculiaridades deste local. As praias de Cayos têm tudo aquilo que uma praia paradisíaca deve conter, desde a areia branca e fina ao mar de água cristalina. Definitivamente um sítio para se visitar e riscar da lista de viagens.

A Ilha do Sal em Cabo Verde sempre foi um destino de eleição e agora tem vindo a atrair cada vez mais pessoas. Por norma, esta ilha é escolhida por mais do que um motivo, começando pelas altas temperaturas mesmo fora de época de verão. Muitos portugueses gostam de viajar fora da época de verão para sítios com boas temperaturas, no entanto, sítios como as Caraíbas (que proporcionam este fator) tornam-se mais caros, tornando esta ilha uma rara combinação de bom e mais barato. Juntamente com a meteorologia agrega-se o fator da distância. O facto da Ilha do Sal não ser uma ilha que se situe muito longe torna as viagens de avião mais curtas e a estadia mais longa. Quem opta por este destino turístico, depara-se com ótimas praias de areia branca e água do mar a temperatura morna, ao contrário de Portugal. Existe também muito por explorar. Ao visitar esta ilha, torna-se imprescindível ficar a conhecer o modo dos seus habitantes, descobrir as diferentes localidades, ver o famoso Olho d’Água e as Salinas de Pedra Lume.

A República Dominicana tem muitos sítios para visitar, no entanto Punta Cana tem sido o alvo mais popular. Conhecida por ser um destino de lua de mel para muitos casais, este local é também selecionado pelas mesmas razões da Ilha do Sal. Muitos portugueses desejam passar férias no inverno a aproveitar as praias paradisíacas que Punta Cana tem para oferecer. As maravilhosas paisagens e ambiente relaxam os seus visitantes e é das características que continua a atrair mais visitantes. Os resorts são muito concorridos, são locais ideais para disfrutar que, normalmente, vêm com pacotes de “tudo incluído” para que os seus clientes possam visitar as praias, relaxarem nas espreguiçadeiras dos resorts, aproveitarem as fantásticas instalações e ainda desfrutar de diversas atividades. De todas as atividades que existem disponíveis, as que têm mais concorrência nestes locais são os cruzeiros de catamarã, mergulho e exploração da fauna e flora.

 

E em Portugal, quais os destinos maís procurados?

viagens_tendencias2
Embora os portugueses viagem cada vez mais para o estrangeiro, não deixam de viajar dentro do país e cada vez mais se tem apostado no investimento do setor turístico em Portugal. Hoje em dia já não são os turistas a maioria dos que aproveitam os diferentes locais de eleição de férias em Portugal, cada vez mais os portugueses optam por desfrutar das férias no seu próprio país e ficar a conhecer ou aproveitar os locais que já conhecem. Não apenas pelo fator dos custos, mas também pelos investimentos que se têm realizado, cada vez mais se torna atrativo ir de férias para locais nacionais.

O Algarve continua a ser um dos locais preferidos, mas há quem opte por percorrer toda a Costa Vicentina ou até mesmo viajar para outras zonas como Sesimbra, Comporta e Troia, para evitar toda a confusão causada pela afluência turística. Estes últimos três locais, para além de terem zonas maravilhosas para explorar, têm praias incríveis que se podem aproveitar pela sua naturalidade e ausência de grandes alterações por parte do homem. Existem muitas pessoas que acabam por comprar ou alugar apartamentos em Troia por ser um ótimo local de férias, até mesmo para visitar ao fim de semana e relaxar. A partir do momento em que alguém opta por adquirir um imóvel num local destes, torna-se mais fácil todo o processo de férias além da possibilidade de arrendamento para apartamento de férias e com isto fazer dinheiro extra. Os apartamentos em Troia são bastante cobiçados pois, ao contrário de outros destinos de férias dentro de Portugal, Troia tem várias características atrativas, sendo uma das principais a sua proximidade com a natureza.

Existem ainda outros locais para onde as pessoas podem viajar, quando a opção passa por apenas um fim de semana, as escolhas acabam por ir para locais como Porto, Douro, Braga, Viana do Castelo ou Guimarães, tudo depende daquilo que as pessoas realmente procuram fazer com o seu tempo. Portugal tem sítios incríveis com paisagens inigualáveis e tão naturais que devem ser preservadas a todo o custo. Viajar tornou-se em algo cada vez mais recorrente na nossa sociedade e embora existam muitos locais no exterior do país que apelem ao nosso desejo de aventura e exploração, não nos podemos esquecer de também virar esse desejo para o nosso país e deixar-nos surpreender com o que este tem para nos oferecer.

 

 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This