Miss_Jappa_Graziela_Costa-1735

Meter as mãos no arroz no Miss Jappa

Workshop de sushi com a Chef Anna Lins

,

Não é todos os dias que se pode aprender a fazer sushi com a Chef Anna Lins, muito menos num dos spots de influência asiática mais em voga de Lisboa, o Miss Jappa.

No jardim do restaurante, perfeito para o final de tarde que se vivia (entre o frio e o quente, entre o inverno e a primavera), uma dúzia de pessoas juntou-se para, num ambiente bastante intimista, fazer um workshop de sushi único e irrepetível.

A chef, sem se coibir de passar às alunas (com simpatia, paciência e muito humor!) alguns dos seus segredos, ensinou uma das suas receitas originais e meteu toda a gente a moldar diversos Chirashi (mistura de arroz com sashimi) estruturados em forma de torre.

O arroz de sushi já estava preparado, mas tudo o resto levou trabalho: preparar o peixe, misturando-lhe vinagre e molho de soja, cortar os legumes que compunham as misturas, analisar as especiarias, fazer a “torre” de arroz com ajuda de um aro, empratar… Um mundo novo para quem só se senta à mesa para comer sushi, longe de imaginar como se preparam estas delícias asiáticas.

Seguindo as instruções da chef e improvisando consoante os gostos, no final do workshop todos tinham no prato três Chirashi estruturados, sendo que um seria, idealmente, de salmão, outro vegetariano e o último uma mistura de ingredientes do mundo vegetal e animal, com o abacate em notória vantagem degustativa.

Enquanto a chef preparava as bancadas no jardim, as alunas foram aguçando o palato com ervilhas de wasabi, chá de jasmim e sangria de saké (altamente recomendável). Seguir-se-ia um ceviche de mexilhão… Mas todos queriam era provar o resultado final do esforço de todos… e ninguém pareceu desapontado.

No final, um pequeno mimo para as novas “chef”: uma tarte de chocolate com gelado de gengibre que convidaria qualquer um a regressar ao Miss Jappa.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This