Foto ETC.©Alípio Padilha

“etc. | so on | usw. | etc.”

espetáculo de teatro multilingue de Ana Água.

Entre as coisas que fazem, em Julho há uma boa razão para ir ao espaço da Aposentadoria, em Alfama.
‘etc. | so on | usw. | etc.’ é a estreia da atriz Ana Água como diretora artística e conta com a interpretação de própria, de Ana Vilela da Costa e Sílvia Barbeiro. Estreia dia 21 de Julho e estará em cena até dia 25 de Julho na Aposentadoria, com duas sessões por dia: de quarta a sábado às 19h e às 21h, e no Domingo às 16h e às 18h.

Este projeto surge de um trabalho de pesquisa em torno da obra de Samuel Beckett, e do qual foi extraída uma síntese de ideias que serviu de ponto de partida para o processo criativo do espetáculo: multilinguismo, circularidade e repetição, movimento e ritmo, alternância entre som e silêncio, entre presença e ausência.

O espetáculo explora uma visão cíclica e absurda já presente no livro de Eclesiastes, inserido no livro mais traduzido, o Antigo Testamento da Bíblia: “vaidade das vaidades: todas as coisas são vãs, nada tem sentido. […] Aquilo que aconteceu, isso mesmo irá acontecer. E aquilo que foi feito, isso mesmo será feito. Não há nada de novo sob o Sol.” 

Através do recurso a várias línguas – português, inglês, francês e alemão – evidencia-se a diversidade linguística presente na identidade europeia, numa época em que, volta e meia, a ideia desta unidade é questionada. O que nos une é maior do que o que nos separa; as ideias são idênticas mas são expressas noutra língua. Palavra puxa palavra e meia palavra não basta. Testam-se as possibilidades e limites do multilinguismo, convocando melodias, tonalidades e sonoridades de várias línguas em modo repetitivo. 


Paralelamente, explora-se a corporalidade no trabalho teatral, tocando as fronteiras com a dança, aprimorando o rigor e contenção do gesto, numa ideia de coletivo que surge da ausência de personagens individualizadas, onde, tal como refere Milan Kundera em A Imortalidade, “Um gesto é mais individual que um indivíduo”.

SINOPSE

“etc. | so on | usw. | etc.”, um espetáculo multilingue que se desenvolve numa dinâmica de rotatividade e de repetição, tanto nos diálogos como na partitura de movimentos, num aparente círculo vicioso, que sugere uma identidade colectiva. Uma coreografia desenvolvida num jogo de alternância entre a presença e a ausência, entre a luz e o escuro, entre o som e o silêncio.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção artística_ Ana Água

Interpretação_ Ana Água, Ana Vilela da Costa, Sílvia Barbeiro

Apoio ao Movimento_ Sónia Baptista

Desenho de Luz_ Luís Moreira

Criação Musical_ Sofia Vitória

Design de Figurinos_ Isabel Brissos

Design Gráfico_ André Ferreira

Fotografia_ Alípio Padilha

Vídeo_ João Pedro Duarte

Produção Executiva_ Sandra Cardoso

Gestão Administrativa_ Produção d’fusão

Comunicação e Assessoria de Imprensa _ Rita Piteira

Financiamento_  Direção-Geral das Artes, Fundação GDA, Unbabel

Agradecimentos_ Casa Conveniente, Oficina Impossível, Projecto Ruinas, Sreya, Daniela Silva, Luís Fonseca, Ana Carina (Praça Filmes), Jaime Vogado, Elisabete Fragoso


BILHETES e INFORMAÇÃO

Geral | 6€
Bilheteira online https://bit.ly/3kaMWIO

evento “etc. | so on | usw. | etc.” facebook.com/events/142722817878780

facebook.com/producaodfusao

– É aconselhada a compra, online e antecipada, de bilhetes;
– Uso obrigatório de máscara durante toda a permanência no edifício;
– Os lugares são atribuídos por ordem de entrada na sala



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This