Sónar 2024 | Antevisão
Vai ser um grande 31!
O festival de música eletrónica Sónar, vai realizar-se nos próximos dias 13, 14 e 15 de junho, na cidade de Barcelona, na Catalunha, depois de ter passado por cá, no final do mês de Maço, na terceira edição do Sónar Lisboa. O lema da 31ª edição é o mesmo de sempre: Music, Creativity and Technology.
Mas afinal o que é o Sónar?
É um festival europeu pioneiro que serve como um importante guia da cultura de música eletrónica e digital. Iniciou-se em Barcelona no ano de 1994. Todos os anos, artistas vanguardistas, amantes de música e profissionais da eletrónica reúnem em Barcelona para celebrar as inovações que este género musical tem para oferecer.
Fiel ao seu nome, mostra o presente e o futuro da música eletrónica. Depois de 30 anos, com mais 100 edições que se vão alastrando por outras metrópoles do mundo, o festival não perdeu a sua forte identidade e continua a redefinir aquilo que um festival deve ser. Um festival que se celebrizou por ser onde todos os artistas, ligados à música de dança, querem tocar, e em que todos os que tocam, se preparam até ao último pormenor.
O festival divide-se em dois momentos e duas venues: Sónar by Day e o Sónar by Night.
Na edição de estreia o festival albergou 6.000 pessoas, este valor duplicou em 1995 e triplicou em 1996. Atualmente estima-se que a edição de 2024 levará cerca de 125.000 festivaleiros. Este número tem um impacto profundo na economia da cidade e, na taxa de ocupação hoteleira. Esta semana é conhecida como a “Sonar Week”.
Sónar 2024
A edição deste ano, o formato da fiesta será o habitual. A parte diurna, Sónar by Day ocorre na Fira
Montjuic, sendo aqui que se passa uma parte importante e diferenciadora dos demais, o Sonar +D. Porque não só de música é feito o Sonar, este local é um espaço internacional de conferências criativas e
tecnológicas. Trata-se de uma plataforma onde profissionais da área da música, arte e multimédia
partilham e debatem o seu conhecimento de forma aberta a todos os presentes. Aqui é ainda possível ver as últimas “máquinas” e gadgets do mercado, com relação direta ou indireta, com a música eletrónica.
O Sónar by Night, realiza-se fora do centro da cidade espanhola, na Fira Gran Via d ́Hospitalet, apenas nos últimos dois dias do International Festival of Advanced Music and New Media Art, enquanto o Sónar by Day desenrola-se nos três dias.
Depois da edição de luxo do ano passado, na comemoração da sua 30a edição, o Sónar deste ano conta com alguns regressos, como o caso de Paul Kalkbrenner, Miss Kittin e monsieuer Laurent Garnier,
este último chegou a estar anunciado no ano passado, mas um problema saúde acabou por cancelar a sua atuação. Estreia de Jesse Ware, a diva de Londres, também de Laurel Halo assim com o duo
Adriatique. Richie Hawtin toca em todas as edições do Sonar, é uma espécie de residente. Os franceses Air vão apresentar o espetáculo comemorativo dos 20 anos de “Moon Safari”. Nota de destaque também para Octave One live, Jennifer Cardini b2b HAAi, Danny Tenaglia e Sevdaliza, que, como é publico,
teve direito à presença de Bjork na sua atuação em Lisboa. Charlotte de Witte apresenta “Overdrive” e
Sam Shepherd aka Floating Points são duas das presenças imperdíveis, entre outros não mencionados.
Os bilhetes, como o passe geral, o bilhete de dia, o bilhete de noite e bilhetes VIP entre outros, podem ser adquiridos no site oficial do Sónar Barcelona.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados