cms-image-000005159

Hotel Minho

Tranquilidade, descanso e bem-estar no norte do país

20Situado no Alto Minho, em Vila Nova de Cerveira, bem próximo da vizinha Espanha, encontra-se o Hotel Minho, um 4 estrelas que convida a desfrutar da verdejante e pacata região nortenha. As paredes brancas, o tom cru da madeira e a estética minimalista e cuidada deste espaço marcam uma identidade muito própria que, apesar de ser moderna e elegante, não choca com a arquitectura típica da localidade.

Esta unidade nasceu em 2005, então designada Hotel Turismo do Minho. Ricardo Carneiro, sub-director do hotel, esteve à conversa com a RDB e explicou todo o conceito e história do Hotel Minho: «Inicialmente era apenas um hotel com alojamento, no entanto, ao longo dos anos fomos percebendo que precisávamos de algo mais, nomeadamente para o segmento de bem-estar e lazer. A taxa de ocupação era boa, o hotel estava a trabalhar muito bem, contudo sentimos essa necessidade por parte dos hóspedes e do mercado em si. Em Fevereiro de 2012 encerrámos o hotel para fazer toda esta remodelação e ampliação de serviços que consistiram num spa, o centro de negócios que inaugurámos mais tarde, também melhorámos as áreas públicas de todos os clientes para criar mais conforto, nomeadamente a sala de estar e a própria área de recepção, e também melhoramos pontualmente todos os quartos. As áreas de exterior também foram todas melhoradas. Em Dezembro de 2013 demos por concluída toda essa remodelação e desde então temos estado a trabalhar muito bem, com uma óptima aceitação e com um parâmetro de serviços de qualidade muito mais elevado que não se compara ao que era o hotel antes de toda esta remodelação», assegura o responsável. A propósito das mudanças no Hotel Minho, Ricardo Carneiro destaca as alterações que deram uma nova vida ao espaço: «Mudámos toda a comunicação, todo o design dessa comunicação, instituída de forma sólida e bastante estruturada que assentou na marca Hotel Minho».

Um dos pontos fortes do Hotel Minho é a forma como se apresenta ao mercado, intimamente ligada a Vila Nova de Cerveira e à sua identidade, onde o cervo é o símbolo da região. De forma a promover não só a unidade como também todo o Alto Minho, o hotel lançou recentemente uma aplicação para smartphone que oferece ao hóspede a possibilidade de explorar o norte do país de forma diferente e mais tecnológica, planeando a sua viagem de forma prática e descobrindo vários pontos de interesse, mais ou menos turísticos.

E se descobrir a região passa naturalmente por conhecer as localidades próximas, as maravilhosas paisagens do Minho e a autenticidade das suas gentes, sem dúvida alguma que a gastronomia é um dos elementos que não pode ficar para trás. Apesar de o hotel não ter restaurante integrado, a escassos metros está o afamado Braseirão do Minho, uma referência da restauração minhota. Ricardo Carneiro explica o porquê de o hotel optar por não ter um restaurante próprio: «O Braseirão do Minho está tão próximo e está bastante bem posicionado no mercado, é um restaurante ícone aqui em Vila Nova de Cerveira. Para além disso, dá-nos apoio nas refeições principais.

O restaurante tem um conceito mais regional, é um bocadinho mais antigo, mais ligado às tradições gastronómicas da região em si, e é isso que o torna único. Quem procura o hotel encontra um conceito de design distinto, com mais conforto e melhorado, no entanto não impede de ir ali ao restaurante, ter uma refeição totalmente regional, com produtos locais, produtos que são a raiz da região. Há quem goste dessa disparidade de conceitos, há quem não goste tanto», reconhece o sub-director.

O perfil rústico, caseiro e descontraído deste espaço opõe-se por completo à modernidade do hotel, contudo, asseguramos que a qualidade dos pratos não defrauda qualquer expectativa.

Costeleta de novilho na grelha com molho bearnês, polvo à lagareiro, arroz de frutos do mar ou o pudim abade de Priscos foram algumas das iguarias com que o chef José Vinagre nos presenteou. Doses generosas, ingredientes de qualidade e aromas tradicionais e autênticos: o Minho é isto e só assim faz sentido. As imagens falam por si.

Depois de passear pelo verde Minho e degustar sabores bem portugueses, aproveitámos para relaxar no spa do hotel.

Piscina interior, jacuzzi, banho turco, sauna, duche sensações e uma oferta diversificada de massagens e tratamentos corporais compõem a zona de bem-estar do Hotel Minho. Os equipamentos são de qualidade, o circuito de águas é bom, mas o grande destaque vai para as massagens, cujo profissionalismo, amabilidade e simpatia do staff são de excelência, possibilitando desfrutar do momento ainda com maior satisfação.

A Vinoble Cosmetics é a marca principal do spa, tanto em tratamentos como na oferta de venda ao público. Os produtos são naturais, orgânicos e vegan, livres de parabenos, parafinas, silicones, corantes sintéticos e óleos minerais.

Depois de corpo e mente revitalizados, nada melhor que provar os ex-libris vinícolas da região: os vinhos verdes e os Alvarinhos no wine bar do hotel. Com uma oferta seleccionada de produtores e vinhos locais, esta é também uma excelente forma de descobrir o Alto Minho.

O cenário inspirador e tranquilo do hotel convida também a usufruir dos espaços exteriores, seja para um passeio junto à piscina (ou mesmo um mergulho, quando a temperatura o permite), seja para uma partida de ténis no court.

Com uma oferta de 60 quartos e 5 suites temáticas, o Hotel Minho é sem dúvida um local a conhecer na sua próxima visita ao norte de Portugal. Seja para relaxar, viver experiências aventureiras pelas magníficas paisagens minhotas, ou até para um encontro de trabalho no centro de negócios, o Hotel Minho é uma referência não só pela personalidade distinta, como também pela atenção irrepreensível por parte de toda a equipa. Neste hotel que de nórdico só tem mesmo a estética, a missão de representar o que de melhor existe em Portugal está bem vincada em todos os detalhes. Dá vontade de ficar (e voltar, muitas vezes).

Localização e contactos:

Estrada Nacional 13 – Vila Meã

4920–140 Vila Nova de Cerveira

+351 251 700 245 | geral@hotelminho.com

Fotografia de Ricardo Freire Mateus



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This