“Velocidade de Escape”

“Velocidade de Escape”

Quando a caixa está escondida, mas ainda a conseguimos ver… 

O derradeiro futuro para o coletivo Visões Úteis, sucedendo o espetáculo “Teoria 5S”, que visava usar o passado como ferramenta para a criação do presente.

Neste “mundo escapeano”, assistimos às tentativas de libertação de Pedro Carreira, do que ainda está “para guardar”, definindo-o, porém, limitando-o. Sendo um peso nesta sociedade flexível, sem idade, onde não há sombra do “lastro do que deixamos para trás”, como refere a encenadora Ana Vitorino.

Procurando a “arte da artificialidade”, este traz a sua casa dois convidados, Mafalda Banquart e Tiago Araújo, para passar “tempo, aquilo que se mede com um relógio”.

Entre linhas retas e diagonais, a dupla tenta ajudar Pedro a descartar o passado, aderir ao total minimalismo. Nas adivinhas sistemáticas, dilemas e “histórias ou extremamente simples ou extremamente complexas” observamos um confronto de gerações.

Numa casa/palco adaptada aos gostos dos protagonistas, o branco e o preto, sinónimos de um descanso mental aparente, retirando a camada de pó que escapou ao olhar. Tendo como objetivo, segundo Ana Vitorino, toda a cor, toda a vida e o som (playlists públicas) serem demonstrados nas imagens/vídeos projetados – “realidades empacotadas prontas a servir”.

 A estes readymades, juntam-se decisões extremadas, rompimentos súbitos, pensados em movimento, sem a calma necessária para entender que “o tempo é este, é agora, somos todos parte dele”.

Será uma estreia absoluta no Teatro Carlos Alberto (TeCA), no Porto, no dia 16 de março pelas 21h00, dia 17 às 19h00 e por fim no dia 18 pelas 16h00.

Ficha Artística

Direção e texto: Ana Vitorino, Carlos Costa, João Martins

Cenografia: Inês de Carvalho

Sonoplastia: João Martins

Desenho de luz: Pedro Correia

Vídeo: Nuno Barbosa

Coordenação de montagem: Zé Diogo Cunha

Coordenação de produção: Teresa Camarinha

Interpretação e cocriação: Mafalda Banquart, Pedro Carreira, Tiago Araújo

Coprodução: Visões Úteis, TNSJ

Duração: 1:00

Preços

Plateia: 10 euros

Fotos: João Tuna / TNSJ

 

 

 

 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This