Lulu

“Lulu”

Quando os sonhos se tornam realidade.

Aqui está ela! Chega-nos numa versão que recupera cinco dos sete atos de Espírito da Terra e de A Caixa de Pandora de Frank Wedekind (textos que ficaram conhecidos como as “tragédias de Lulu”), com um olhar atento ao percurso belo e efémero da personagem pelas cidades de Berlim, Paris e Londres: onde observamos quem e o que sacrifica.

Neste desassossego crescente, da criação de um monstro com nome de mulher, que na sua sobrevivência procura o carinho, ternura da sua presa…Este desejo que oscila o mundo capitalista, que rapidamente passa a terror. Assim somos testemunhas do sexo, do dinheiro e da violência das relações deste ser sem genealogia, livre nos seus “Não sei” e na amoralidade em que atua.

“A ideia não foi fazer o percurso de uma personagem, contar a sua história, em sentido narrativo, mas mostrar Lulu como o reflexo de muitas mulheres”, explica Nuno M. Cardoso, distribuindo as “idades de Lulu” e os diversos nomes que não reconhece.

Houve noites em que sonhei que caía nas mãos de um violador assassino. Vem, dá-me um beijo!

Como refere Marta Bernardes “O que há em todos esses nomes é uma incapacidade, por parte das personagens masculinas – que não são mais do que as muitas caras possíveis de uma mesma estrutura neurótica, perversa ou fetichista, fálica e hipócrita”.

36292039_10155744994689423_8341012980606959616_n

Nestas três vidas muito diferentes em três cidades distintas, definindo cada etapa existencial de Lulu, é de sublinhar o nevoeiro de Londres, a descida ao inferno indesejado. Local onde Jack, o Estripador aparece mesmo e revela essa “flor que só abre uma vez” neste circo de criaturas não amestradas.

 

Ficha Artística

A partir de Espírito da Terra (1903) e A Caixa de Pandora (1904)
de Frank Wedekind
Tradução: Aires Graça

Encenação: Nuno M Cardoso
Cenografia e figurinos: Nuno Carinhas
Dramaturgia: Nuno M Cardoso, João Luís Pereira
Desenho de luz: Rui Monteiro
Desenho de som: João Oliveira

Interpretação: Afonso Santos, António Afonso Parra, Catarina Gomes, Daniela Cruz, João Cardoso, Mafalda Lencastre, Nuno Cardoso, Nuno M Cardoso, Sara Garcia, Vera Kolodzig

Produção: TNSJ

Fotos: TNSJ

 



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This