Raul-Minhalma-DR

“Foi Sem Querer Que Te Quis” de Raul Minh’Alma

Dois seres perdidos em busca de caminho, uma receita para o amor

Este livro de Raul Minh’Alma, Foi sem querer que te quis (Manuscrito, 2018), é um romance tocante sobre auto-descoberta, auto-conhecimento, resoluções adiadas e a receita para o amor.

Raul Minh’Alma criou um romance, com sabor agridoce, que passo a passo vai entregando pérolas de sabedoria ao leitor, que o farão reflectir no sentido da vida, no tempo perdido em busca de algo idealizado, oportunidades desperdiçadas devido a receios enraizados na alma, e uma interligação entre o ajudar alguém a recuperar-se, e o entender-se a si próprio no processo.

-Acabou.
Esta simples palavra parecia ter a forma de uma mão gigante que me agarrava e começava a apertar-me o corpo esvaziando-me o ar dos pulmões. Senti-me repentinamente submersa num oceano de lágrimas desejosas de me abandonarem os olhos.

Esta história tem início com um final. Beatriz, vê o seu relacionamento com Gabriel terminar de forma abrupta e surpreendente.
Aliado à famosa táctica “Não és tu sou eu”, Gabriel esquiva-se da relação, deixando Beatriz destroçada e desamparada.

Era como se tivesse entrado num mundo paralelo todo ele submerso. (…) baixei-me para apanhar a lata amassada de Coca-Cola. Atravessei a estrada em direção ao ecoponto que estava do outro lado e coloquei-a lá dentro. Assim, aquela lata um dia iria renascer, ser novamente preenchida e regressaria à vida. Tal como eu… um dia.

Beatriz, é terapeuta ocupacional num lar onde está se encontra o Sr. Nicolau, um fabricante de doces, que quis o destino fosse diabético, o que ironicamente não lhe permitia usufruir do que criava.

O Sr.Nicolau, esse gentil senhor, é detentor de um excelente sentido de humor, sabendo rir das suas próprias impossibilidades, ao ver Beatriz tão desolada naquele dia, toma uma decisão.

Nicolau promete dar-lhe a “receita do amor”, mas em troca, Beatriz deverá ajudar o seu neto, Leonardo, a ultrapassar a barreira que o está a tornar numa pessoa retraída, antipática e presunçosa, em oposto ao que outrora fora.

Naquele momento tive a certeza de que Nicolau era um anjo. Mas também me lembrei de que um anjo só aparece se tiver um grande motivo. Qual seria o dele?

 

1507-1 (2)

A primeira impressão que Beatriz tem de Leonardo não é das melhores. Ele tem um aspecto altivo, arrogante, e ela não consegue entender como poderá alguma vez lidar com ele.

A pedido de Nicolau, numa manobra discreta do mesmo, aceita ir continuar os seus tratamentos com ele na casa de família, deixando Leonardo desagradado.

Leonardo continua a não respeitá-la, e comete um erro brutal, que quase coloca tudo em risco, mas a morte trágica de Nicolau, força ambos a um compromisso, irão seguir o pedido final de Nicolau.

Beatriz tenta chegar a Leonardo e quebrar o muro que este ergueu, mas cada prova demonstra ser mais dura do que a anterior; ao passo que a própria Beatriz se vê confrontada pelas suas próprias falhas e medos, que a levam a continuar a cometer erros.

Pouco a pouco, Leonardo começa a deixá-la entrar, e a descobrir quem ele, realmente, é.

Naquele instante foi como se caísse um muro imaginário entre nós e eu passei a vê-lo instantaneamente com outros olhos.
Num impulso, agarrei-o pelo pescoço e beijei-o.

Com uma infância triste, Leonardo sempre teve no avô Leonardo, a figura paterna que tanto lhe faltara. Ambos passavam muito tempo na criação de bombons, que representavam emoções, situações…

Beatriz fica impressionada com o mundo secreto de Leonardo, e o elo entre os dois torna-se inevitável.

Mas a vida é feita de imprevistos e nem sempre é caridosa, pois eis que um dos motivos que tornou Leonardo naquela “pedra”, é revelado de forma abrupta, colocando tudo em risco.

Existirá realmente uma fórmula para o amor? Serão os dois capazes de se verem livres das correntes que os prendem?

– Há fins finais, há fins que são intervalos e há fins que são grandes começos.

Foi sem querer que te quis, de Raul Minh’Alma, é um romance com uma deliciosa pitada de pérolas de sabedoria, recheado de momentos agridoce, que irá confrontar o leitor com a dura realidade, tudo com a promessa de obter a receita para o amor.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This