Massimo Furlan / Concours Européen de la Chanson Philosophique

“Eurovisão da Canção Filosófica” chega ao D. Maria II

Espetáculo dos criadores suíços Massimo Furlan e Claire de Raubepierre, desenvolvido a partir do concurso Eurovisão da Canção, será apresentado no Teatro Nacional D. Maria II de 25 a 27 de setembro.

Com esta Eurovisão da Canção Filosófica, os criadores pretendem colocar a música pop em relação com o pensamento filosófico, partindo da ideia de que o Festival da Canção nos pode ajudar a compreender, não só a música pop, mas também as questões da identidade dos diferentes países representados e da Europa como comunidade. O objetivo é usar um Cavalo de Tróia, ou seja, introduzir o pensamento e a reflexão filosófica no coração do entretenimento. Para isso, a 11 pensadores de 11 países europeus foi entregue a tarefa de escrever canções que desenvolvem uma reflexão sobre a relação da humanidade com os grandes temas da filosofia. No caso de Portugal, esta tarefa ficou a cargo do investigador e professor José Bragança de Miranda.

Todas as canções são interpretadas no espetáculo, na língua original do seu autor, e avaliadas por um júri local, composto por figuras de destaque de várias áreas da sociedade. Em Lisboa, este júri será composto por Flávio Almada, Luísa Schmidt, Manuela Azevedo, Maria Manuel Mota, Mariana Mortágua, Pedro Penim e Pedro Santos Guerreiro. No Porto, onde o espetáculo será também apresentado, o painel contará ainda com Ana Deus, Isabel Zuaa e Rogério Nuno Costa. A apresentação desta Eurovisão da Canção Filosófica estará a cargo de Massimo Furlan e Catarina Furtado.

Estreado em setembro de 2019, no Teatro Vidy- Lausanne, na Suíça, Eurovisão da Canção Filosófica está a percorrer os onze países que fazem parte deste espetáculo, numa digressão europeia. Em Portugal, o espetáculo será apresentado de 25 a 27 de setembro, no Teatro Nacional D. Maria II, seguido depois para o Teatro Municipal do Porto, onde será apresentado nos dias 2 e 3 de outubro.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This