15 anos de Serralves

A fundação de Serralves comemora quinze anos de existência e oferece 40 horas de cultura Non-Stop.

Quando ouvimos falar de Serralves, associamos logo a palavra cultura e a cidade do Porto. Sem dúvida que durante todos estes anos o papel de Serralves como pólo dinamizador da cidade não pode ser questionado. Situado num local privilegiado, com um dos jardins mais bonitos da cidade a servir como pano de fundo, a Fundação Serralves está de parabéns mas quem recebe as prendas somos nós.

Para além de um concerto no prado que assinalará o regresso à Europa dos míticos “Television” de Tom Verlaine e a reunião dos portugueses “Três Tristes Tigres”, marcado para sábado dia 5, estão ainda programados mais de cinquenta eventos para todas as idades e de entrada gratuita. Haverá concertos de jazz, música electrónica, música contemporânea, uma festa com os DJ’s Trevor Jackson e Trash Converters, teatro para adultos e crianças, teatro de marionetas, performances, sessões de cinema para crianças e adultos, circo, oficinas temáticas para crianças e famílias, visitas guiadas às exposições, ao Parque e à Casa de Serralves.

No que diz respeito à música, as grandes estrelas são os Television, uma das mais importantes e influentes bandas do pré-Punk e da New Wave nova-iorquina dos anos 70, que faz a sua estreia em território nacional.

Formados em 1974, acabaram de editar remasterizações em novas edições ‘deluxe’ dos seus dois álbuns seminais “Marquee Moon” e “Adventure”, que irão servir de mote à tournée Europeia que se inicia com este concerto em Serralves. Mas os Television não vão estar sozinhos neste concerto e para os acompanhar vão estar os Três Tristes Tigres que irão reunir-se especialmente para festejar os quinze anos de Serralves. O concerto tem lugar no dia 5 de Junho, a entrada não é gratuita e os lugares obviamente são limitados, por isso, apressem-se a garantir o vosso lugar.

No dia seguinte, a música electrónica invade Serralves. Entre as 22 e as 24 horas, no auditório de Serralves, vai estar o artista britânico Robin Rimbaud aka Scanner e os Mouse on Mars. Acabando o concerto, as festividades irão estar todas centradas no Ténis do parque Serralves onde a festa dura até de manhã.

A abertura da festa estará a cargo dos Trash Converters de Miguel Sá e Fernando Fadigas, dois dos rostos mais antigos na divulgação das correntes alternativas da música electrónica, seguindo-se o músico e designer gráfico Trevor Jackson, responsável pelo aclamado projecto Playgroup, pelo grupo de hip hop The Brotherhood e pelas remisturas sob a designação The Underdog. Já os Plaza são herdeiros do melhor som ‘indie’ electrónico, retro-futurista, reunindo os irmãos Praça (Turbo Junkies, Grace) com a energia científica da electrónica de Quico Serrano, com um sólido percurso em diversos projectos nacionais.

A música não fica por aqui e haverá espaço para todos os géneros, com o francês Bruno Chevillon e o grupo americano Chris Potter Group os cabeças de cartaz no que diz respeito ao Jazz.

As cinco exposições patentes no museu estarão abertas durante 40 horas seguidas e estão programados debates e conferências que juntam em Serralves diversos artistas e personalidades ligadas à arte, à arquitectura e ao paisagismo. A festa de Serralves ficará ainda marcada pela realização de uma Feira do Livro de Arte e um Mercado no Parque no qual serão vendidos produtos agrícolas produzidos na quinta de serralves.

Para quem vive na região do grande Porto, este é um evento imperdível. Para os outros, esta é a oportunidade de ficar a conhecer a Fundação e festejar o seu aniversário. Vão ver que vale a pena.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This