NUNO-ROGEIRO©-NEUSA-AYRES-1

“O Pacto Donald”, Nuno Rogeiro

A análise de Nuno Rogeiro sobre a eleição que chocou o mundo.

O (re)conhecido comentador e analista de politica internacional Nuno Rogeiro, acaba de editar através da Dom Quixote, um livro dedicado à análise da eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos da América. Para evitar que o livro fique rapidamente desactualizado (com Trump na presidência, todos os dias podem trazer grandes novidade), “O Pacto Donald” procura contextualizar esta eleição na conjuntura global em que vivemos bem como mostrar a forma como o sistema politico e eleitoral norte-americano “permitiu” que Donald Trump seja hoje presidente da maior potência mundial.

Nuno Rogeiro é uma figura bastante conhecida do grande público. As suas análises de politica internacional e dos conflitos que durante as últimas décadas têm assombrado o mundo são apreciadas por muitos existindo também aqueles que não gostam muito do seu estilo e das suas opiniões. Contudo, Nuno Rogeiro tem uma grande virtude que é bem demonstrada neste livro. Mais do que “fazer opinião” o seu trabalho de investigação é impressionante e são centenas as referências que vai apresentando nas páginas de “O Pacto Donald”.

O-Pacto-Donald

Depois do choque da eleição de Trump, este é um livro essencial que procura responder a muitas das questões que esse acto eleitorial levantou em todo o mundo: Pode um bilionário ser arauto e servidor de um povo revoltado? E é essa revolta é real ou fabricada? E que revolta é esta afinal? Na sociedade, na economia, nos estados, no próprio modelo federal? É o «novo contrato» prometido por Trump é o quê? O «populismo» triunfante durará? É Trump um revolucionário, um contra-revolucionário ou apenas reaccionário?

Dividido em muitos capítulos e tópicos, “O Pacto Donald” é um livro de leitura relativamente fácil que poderá ser sempre consultado quando procuramos um tema em concreto. Com o avanço do populismo pela Europa, as sociedades vivem um momento muito importante na definição de um mundo onde os valores que, nas últimas décadas pareciam estar salvaguardados (direito à diferença religiosa e sexual, por exemplo), poderão estar em perigo. É importante estarmos todos atentos ao que se passa ao nosso redor e este livro, embora possa ser inquietante, é uma excelente forma de estarmos informados e conscientes.

 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This