12670670_1027522380675869_4781818096057271447_n

Laboratório do Gelado sub 196

A geladaria excêntrica que faz gelados no momento recorrendo a azoto líquido a -196 graus

A geladaria do mestre Pedro Torgal Viana, em Alvalade, mais parece um laboratório. As filas de tubos de ensaio e a nuvem de azoto líquido sempre que Pedro prepara um gelado torna esta geladaria única em Portugal. Pedro Torgal Viana é o único em Portugal a produzir cada gelado no momento recorrendo a fruta 100% fresca, comprada diariamente, e não a misturas pre-feitas.
 
Há 12 sabores fixos disponíveis no menu para além da receita especial do dia. No dia dos namorados, o Laboratório do Gelado ofereceu um gelado afrodisíaco. Pedro diz ser “anti mainstream, anti baunilha, morango e chocolate”. Todos estas sofisticadas opções são exclusivas a esta geladaria. Alguns exemplos são: Pistáchio puro com pó de ouro e pedaços, Leite de cabra com mel e noz pecã, e Cerveja artesanal (LX Brewery) com caramelos crocantes, o único que não é apropriado para crianças. Os frescos sorvetes de fruta não contêm leite – pode escolher entre Limão e manjericão com pipeta de limonada yuzu, Cacau puro com açúcar de cana não refinado e um gelado de Frutas exóticas – jaca do Brasil com ruibarbo e kumquat.
Laboratório do Gelado sub 196
 
Nos últimos anos, Pedro trabalhou nalguns dos melhores restaurantes Michelin do mundo e, paralelamente, viajou nos últimos sete anos por 20 países em busca de conhecimento e novos ingredientes. Na Austrália, percebeu que esta forma de fazer gelado era um conceito com bastante sucesso lá fora e decidiu trazê-lo para Portugal. Cada gelado é uma criação, “cada sabor é uma única viagem gastronómica que deve ser apreciada individualmente”, descreve Pedro.
 
Esta viagem deve-se sobretudo a um dos componentes essenciais a estes gelados – azoto líquido a uma temperatura de 196 graus negativos. Este componente permite ao gelado ter uma consistência especial e cremosa, sem cristais de gelado e mesmo um sabor intensificado. A congelação é tão rápida que a fruta não perde as suas vitaminas. Por fim, cada gelado tem uma textura dada por elementos diferentes — pode ser folha de prata, pó de ouro, suspiro, macaron ou mesmo flores comestíveis. 
 
A gelataria também oferece  chocolate quente e sobremesas de autor mas neste laboratório os gelados são os protagonistas.
 
 
Das 13h e as 19h de terça a domingo, na Rua José Duro 21, 1700-261 Lisboa
Cada dose custa 3€ e equivale a 200 gramas de gelado (cerca de três bolas).

 

 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This