20ANIV_HISTORIA_PT_2

20 anos de HISTÓRIA

O Canal HISTÓRIA comemorou, na semana passada, os seus 20 anos de existência, numa festa eletrizante e futurista, tendo como mote #HISTÓRIADOFUTURO.


Estes 20 anos foram marcados por mais de 172.000 horas emitidas, divididas em mais de 1.800 programas e por uma clara aposta na produção local, com mais de 100 títulos de conteúdos portugueses.

Para comemorar a efeméride dos 20 anos, o canal vai emitir uma programação especial exclusiva durante todo este ano, que explorará as histórias do passado distante para nos ajudar a melhorar o futuro. O canal irá destacar 20 momentos-chave da História da Humanidade, que nos possibilitará viajar desde a pré-história à atualidade.

A partir de 20 de março e durante todo o ano de 2019, iremos ter a oportunidade de visitar os nossos antepassados Neandertais, maravilharmo-nos com pirâmides, teatros e coliseus, redescobrir novos mundos e culturas e reviver o desenvolvimento científico e industrial.

O documentário de estreia do especial “20H” irá ser emitido no dia 20 de março (já hoje), pelas 22h15, “O Último Neandertal”, uma superprodução em que o canal HISTÓRIA recordará, em duas horas, os feitos mais relevantes da história dos Neandertais que há cerca de 30 mil anos desapareceram para sempre, e o documentário tenta resolver o enigma do seu desaparecimento.

“A II Guerra Mundial Desconhecida”, “Leonardo e o retrato perdido”, “Pasteur e Koch, a carreira contra os micróbios”, “Matar uma Rainha”, “A História de Gulag”, entre outros, juntam-se ainda à programação especial dos 20 anos.

Incluem-se ainda 20 peças de produção própria, das quais participam 20 personalidades portuguesas de diferentes áreas e projeção internacional, como a Especialista Educação Financeira – MoneyLab, Bárbara Barroso, a Investigadora Instituto de Medicina Molecular, Diana Prata, o Médico e Presidente AMI, Fernando Nobre, o Presidente Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George, o Presidente Fundação para a Ciência e Tecnologia, Paulo Ferrão ou o Presidente Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Nabeiro, entre outros, que dão o seu testemunho sobre a evolução da sua área de conhecimento ao longo dos anos e revelam as medidas que tomariam no presente para tornar o mundo um lugar melhor.

Assente no tema #HISTÓRIADOFUTURO, os testemunhos serão guardados numa cápsula do tempo, como um legado, para que possam ser abertos daqui a 20 anos pelo canal, a fim de se verificar se as previsões de cada um terão sido cumpridas.

O canal revela ainda que tem um projeto ambicioso de produção própria em desenvolvimento relacionado com a História de Portugal com estreia prevista para 2019.

O HISTÓRIA também fez o esforço, nos últimos 10 anos, de aprofundar o compromisso de divulgar o passado e torná-lo acessível a todos, levando os seus conteúdos para além da televisão. O resultado foram os 9 livros publicados no mercado português com grande sucesso. O canal prevê lançar nos próximos meses o 10º título, “A Guerra Total”, no qual os leitores terão a oportunidade de aprender sobre os aspetos menos conhecidos do conflito, como o papel das mulheres na luta, a guerra dos espiões, a importância da economia quando se trata de derrubar as balanças da vitória, … Tudo isto com o rigor habitual do Canal HISTÓRIA.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This