LIVRO2

Mão cheia de livros | Especial Criança

Especial dia da criança

campeao_de_saiasDo mesmo autor de livros como Avozinha Gângster ou Sr. Pivete, O Campeão de Saias, um lançamento Porto Editora, conta-nos a história de Dennis, um adolescente que vive numa casa tristonha, numa rua tristonha de uma cidade tristonha. Ainda assim, está prestes a descobrir que, quando acreditamos, a vida pode ser muito, mas muito divertida! Esta que é a primeira história dedicada ao público infantil do comediante britânico David Walliams revela-se uma aventura surpreendente, inteligente e divertida.

pato logicoPara os mais pequenos que gostam de explorar e ficar a conhecer ainda mais cidades que já visitaram ou gostavam muito de o fazer, a editora Pato Lógico lançou recentemente dois novos títulos da coleção A Minha Cidade. Desta vez, podemos percorrer, com a imaginação, Madrid e Viseu. Se Manuel Marsol, que acaba de receber o Prémio Internacional de Ilustração da Feira de Bolonha, leva-nos por bairros madrilenos cheios de vida e arte, Ana Seixas serve de guia para os jardins viseenses e ruas tipicamente portuguesas. Depois de Edimburgo, de Marcus Oakley, e Beja, de Susa Monteiro, já se pode desdobrar e descobrir pelos olhos, mãos e pés de ilustradores que as habitam.

estranhaoQuem segue as aventuras de Fred, mais conhecido como o Estranhão, sabe que tudo pode acontecer no universo idealizado pelo portuense Álvaro Magalhães, autor que conta no currículo mais de 80 títulos sendo já sido várias vezes premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e Ministério da Cultura. Neste que é o sexto tomo da divertida coleção juvenil ilustrada por Carlos J. Campos, Fred está, mais uma vez, envolvido numa grande desventura. Desta vez, em Viagem no Tempo em Cuecas, bebe algo que o leva a viajar no tempo… em roupa interior. Sem querer vai tornar-se no herói da equipa de futebol da escola e conhece a Zoé, uma rapariga em mil e, para começar a agradar-lhe, tem de passar um dia sem telemóvel. Como se sairá o Estranhão? O lançamento é da responsabilidade da Porto Editora.

rainhaTambém a Planeta Tangerina tem algumas novidades que vão deixar os mais pequenos (e não só) rendidos ao prazer de folhear um livro. A primeira sugestão é Cá Dentro – Guia Para Descobrir O Cérebro, de Isabel Minhós Martins, Maria Manuel Pedrosa e Madalena Matoso, um álbum construído com o apoio de uma equipa de neurocientistas, filósofos e psicólogos, que mostra a evolução do cérebro desde o primeiro segundo e a incrível realidade construída com a ajuda dos sentidos, explica o processo de aprendizagem humano bem como nascem as nossas decisões e ações ou como se criam as relações de empatia. Já no reino da ficção, A Rainha Do Norte de Joana Estrela, nasceu a partir da Lenda das Amendoeiras em Flor e é sinónimo de uma história para todas as idades cujo cenário transporta o leitor para um país longínquo cuja paisagem é sublinhada pela melancolia.

se_as_macasNum registo mais ligeiro e muito divertido está Se As Maçãs Tivessem Dentes, um livro simples, colorido e que nos revela que os frutos podem dar valentes dentadas, o que aconteceria se as tartarugas fossem galinhas, se os cogumelos tivessem cabelos, e outras absurdas e divertidas situações. Publicado originalmente em 1960, aquele que é uma das apostas mais recentes da Bruaá Editora, foi o primeiro livro que os norte-americanos Shirley (textos) e Milton Glaser (ilustrações) realizaram em conjunto. Repleto de deliciosos disparates e ilustrações de cores vibrantes que conseguem ser tão divertidas e improváveis como o texto, assume-se como um exercício hilariante e contagiante.

O-Livro-DormeAs últimas sugestões são da responsabilidade da Editorial Bizâncio que recentemente apostou também na edição de livros para o universo infantil, com uma forte componente didática. Entre os títulos destacamos O Livro que Dorme e O Livro Zangado, ambos com textos do francês Cédric Ramadier e ilustrações do belga Vincent Bourgeau. Indicados para crianças a partir dos 2 anos, pretendem ser uma preciosa ajuda para pais e educadores, promovendo, ao mesmo tempo, a interação entre as crianças e os seus livros.

 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This