cumplicidadesFestival

CUMPLICIDADES 2018 Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa

No mês de Março o CUMPLICIDADES vai levar a dança a vários cantos de Lisboa. Esta 3.ª edição conta com várias novidades e muita diversidade que é, aliás, uma das premissas deste festival de dança contemporânea.

Cada edição conta com uma dupla de programadores. Este ano Tânia Carvalho e Abraham Hurtado juntam-se numa tentativa de reclamar a dança para os palcos portugueses e de contrariar as carreiras curtas. Desta forma, a proposta da coreógrafa portuguesa assenta na repetição de 7 espetáculos de artistas nacionais durante os 7 dias do festival – de 10 a 16 de Março – em 7 espaços diferentes (Rua das Gaivotas 6, Teatro da Trindade, Negócio ZDB, Espaço Alkantara, Teatro Ibérico, CAL – Centro de Artes de Lisboa e Biblioteca de Marvila).  E durante esses 7 dias Abraham Hurtado apresenta a reconfiguração de uma proposta artística em 7 espaços diferentes, com um coletivo de artistas reunidos através de uma convocatória aberta, proporcionando uma semana em palco a criadores de proveniências e experiências diversificadas.

Mantendo a dimensão internacional que se instalou na edição anterior, a convocatória do programador convidado estendeu-se apenas a países do Mediterrâneo, para selecionar 5 artistas. Os finalistas são provenientes de Espanha, Grécia, Turquia, Israel e Itália. “O Território dos Corpos” é o nome do trabalho conjunto dos artistas selecionados, que assenta numa estrutura base que irá procurar adaptar-se a cada um dos 7 espaços distintos durante 7 dias consecutivos. Lisboa será o lugar de estreia absoluta deste espetáculo que se adivinha mutável de espaço para espaço.

Projecto Internacional

Para além da programação do Festival decorrer em vários espaços de Lisboa, esta edição traz a novidade do “Passaporte da Dança” que conta com a colaboração de mais de 30 escolas de dança e outros espaços. Numa semana, de 3 a 10 de Março, esta iniciativa pretende dar a conhecer aos habitantes de Lisboa, das mais diversas idades, a oportunidade de experimentarem os diferentes estilos de dança que a cidade em si já proporciona mas, desta vez, de forma gratuita e sem compromisso. Através das maravilhas da dança e da promoção de espaços ligados à dança, este festival pretende também apelar a uma cidadania mais ativa e à sensibilidade dos públicos. Para tal, contam com a parceria de nove juntas de freguesias espalhadas pelo concelho de Lisboa de modo a descentralizar a cultura. São elas: Olivais, Marvila, Campolide, Misericórdia, Lumiar, Arroios, Penha de França, Belém e São Vicente. Na realização de aulas abertas nos espaços disponibilizados pelas juntas de freguesia, serão sorteados vouchers que incluem um bilhete duplo para um espetáculo à escolha e descontos oferecidos pelas escolas de dança para motivar as pessoas a dar continuidade à experiência. Os vouchers estão também disponíveis para venda no site do Festival Cumplicidades.

cumplicidadesPassaporte

Também em parceria com algumas escolas profissionais de audiovisual e multimédia, o “Passaporte da Dança” será documentado em vídeo e fotografias. Estes registos darão lugar a uma exposição no Museu do Aljube, cuja inauguração está marcada para dia 16 de Março e que lá permanecerá até meados de Abril.

A diversidade do festival levou ainda ao desenvolvimento de um projeto educativo direcionado para jovens dos 15 aos 25 anos que vai até escolas de ensino secundário, profissional, faculdades e universidades, no sentido de aproximar a comunidade estudantil e a dança.

O CUMPLICIDADES, promovido pela EIRA (estrutura artística que promove a dança há 25 anos) ganhou pelo segundo ano consecutivo o EFFE 2017-2018, selo que distingue os melhores festivais da Europa pelo compromisso com a arte, a comunidade e os valores europeus. Mas agora é a vez de os habitantes de Lisboa conferirem a qualidade deste festival e aproveitarem a boleia do passaporte para se tornarem cúmplices do que melhor se faz na dança em Portugal.

 

Mais informações disponíveis em https://www.festivalcumplicidades.pt/



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This