CUMPLICIDADES 2018 Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa
No mês de Março o CUMPLICIDADES vai levar a dança a vários cantos de Lisboa. Esta 3.ª edição conta com várias novidades e muita diversidade que é, aliás, uma das premissas deste festival de dança contemporânea.
Cada edição conta com uma dupla de programadores. Este ano Tânia Carvalho e Abraham Hurtado juntam-se numa tentativa de reclamar a dança para os palcos portugueses e de contrariar as carreiras curtas. Desta forma, a proposta da coreógrafa portuguesa assenta na repetição de 7 espetáculos de artistas nacionais durante os 7 dias do festival – de 10 a 16 de Março – em 7 espaços diferentes (Rua das Gaivotas 6, Teatro da Trindade, Negócio ZDB, Espaço Alkantara, Teatro Ibérico, CAL – Centro de Artes de Lisboa e Biblioteca de Marvila). E durante esses 7 dias Abraham Hurtado apresenta a reconfiguração de uma proposta artística em 7 espaços diferentes, com um coletivo de artistas reunidos através de uma convocatória aberta, proporcionando uma semana em palco a criadores de proveniências e experiências diversificadas.
Mantendo a dimensão internacional que se instalou na edição anterior, a convocatória do programador convidado estendeu-se apenas a países do Mediterrâneo, para selecionar 5 artistas. Os finalistas são provenientes de Espanha, Grécia, Turquia, Israel e Itália. “O Território dos Corpos” é o nome do trabalho conjunto dos artistas selecionados, que assenta numa estrutura base que irá procurar adaptar-se a cada um dos 7 espaços distintos durante 7 dias consecutivos. Lisboa será o lugar de estreia absoluta deste espetáculo que se adivinha mutável de espaço para espaço.
Para além da programação do Festival decorrer em vários espaços de Lisboa, esta edição traz a novidade do “Passaporte da Dança” que conta com a colaboração de mais de 30 escolas de dança e outros espaços. Numa semana, de 3 a 10 de Março, esta iniciativa pretende dar a conhecer aos habitantes de Lisboa, das mais diversas idades, a oportunidade de experimentarem os diferentes estilos de dança que a cidade em si já proporciona mas, desta vez, de forma gratuita e sem compromisso. Através das maravilhas da dança e da promoção de espaços ligados à dança, este festival pretende também apelar a uma cidadania mais ativa e à sensibilidade dos públicos. Para tal, contam com a parceria de nove juntas de freguesias espalhadas pelo concelho de Lisboa de modo a descentralizar a cultura. São elas: Olivais, Marvila, Campolide, Misericórdia, Lumiar, Arroios, Penha de França, Belém e São Vicente. Na realização de aulas abertas nos espaços disponibilizados pelas juntas de freguesia, serão sorteados vouchers que incluem um bilhete duplo para um espetáculo à escolha e descontos oferecidos pelas escolas de dança para motivar as pessoas a dar continuidade à experiência. Os vouchers estão também disponíveis para venda no site do Festival Cumplicidades.
Também em parceria com algumas escolas profissionais de audiovisual e multimédia, o “Passaporte da Dança” será documentado em vídeo e fotografias. Estes registos darão lugar a uma exposição no Museu do Aljube, cuja inauguração está marcada para dia 16 de Março e que lá permanecerá até meados de Abril.
A diversidade do festival levou ainda ao desenvolvimento de um projeto educativo direcionado para jovens dos 15 aos 25 anos que vai até escolas de ensino secundário, profissional, faculdades e universidades, no sentido de aproximar a comunidade estudantil e a dança.
O CUMPLICIDADES, promovido pela EIRA (estrutura artística que promove a dança há 25 anos) ganhou pelo segundo ano consecutivo o EFFE 2017-2018, selo que distingue os melhores festivais da Europa pelo compromisso com a arte, a comunidade e os valores europeus. Mas agora é a vez de os habitantes de Lisboa conferirem a qualidade deste festival e aproveitarem a boleia do passaporte para se tornarem cúmplices do que melhor se faz na dança em Portugal.
Mais informações disponíveis em https://www.festivalcumplicidades.pt/
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados