Centro Dramático Galego estreia co-produção com a Companhia de Teatro de Braga

O Centro Dramático Galego, em co-produção com a CTB – Companhia de Teatro de Braga, vai estrear “O Profesional”, no dia 5 de Outubro, às 21h, no Salón Teatro de Santiago de Compostela. Da autoria de Dusan Kovacevic, dramaturgo, realizador, embaixador da Sérvia em Portugal nos anos de 2005 e 2006, e uma das grandes figuras contemporâneas da escrita dramática europeia, o espectáculo tem encenação de Manuel Guede Oliva, autor, tradutor, encenador e director do Centro Dramático Galego (instituição que já dirigiu entre 1991 e 2005), que volta a este texto após a encenação do mesmo na CTB, em 2007, e que assinalou a estreia do Arquitecto José Carvalho Araújo enquanto cenógrafo.

A peça de um só acto e quatro personagens apura a fragilidade dos ideais, assim como a grandeza e a miséria do espírito humano. A história tem lugar em Belgrado, em 1990, dez anos após a morte do presidente Tito. Neste mesmo ano o Partido Comunista renuncia ao seu monopólio político. A época é confusa. As lutas pelo poder iniciam um caminho de sangue, mas o pior, a guerra dos Balcãs, ainda está por vir. Neste contexto, Kovacevic cria uma narrativa ácida e grotesca. “O Profesional” relata a história de um encontro entre um ex-activista político, hoje acomodado entre as redes do poder, e do polícia que durante duas décadas lhe seguiu os passos. Os que numa época foram vítima e carrasco, perseguido e perseguidor, vêem agora os seus papéis inverterem-se e confundirem-se.

Em cena no Salón Teatro até 21 de Outubro, o espectáculo segue depois em digressão pela Galiza e por Portugal, com apresentações em Coimbra (Teatro da Cerca de São Bernardo, dias 7 e 8 de Novembro) e em Braga (Theatro Circo, dias 13 e 14 de Novembro).

Ficha artística:

Autoria: Dusan Kovacevic
Encenação e adaptação: Manuel Guede Oliva
A partir da tradução de Vladimir André Cejovic e Anne Renoue
Elenco: Ernesto Chao, Miguel Pernas, Rebeca Montero e Rodrigo Roel
Cenografia: Arquitecto José Carvalho Araújo
Figurinos: María Negreira
Desenho de Luz: Juanjo Amado
Criação Vídeo: Hugo Carvalho Araújo
Espaço Sonoro: Manuel Guede Oliva e Pedro Pinto
Caderno pedagógico: Miguel Vázquez Freire (Gálix)
Fotografía: Miguel Fernández
Asistente de encenação: Inma Antonio Souto
Produção: Fran Veiga



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This