“Matteo perdeu o emprego” de Gonçalo M. Tavares

Já ouviram falar de “Matteo perdeu o emprego”, o tão aguardado primeiro livro de Gonçalo M. Tavares?. A 17 de Novembro a obra chega às livrarias com o selo da Porto Editora. A sessão de lançamento tem lugar a 23 de Novembro, às 18:30, na livraria Bertrand do Chiado, e vai contar com a participação especial dos actores Ivo Canelas e Nuno Lopes.

De Matteo perdeu o emprego, o próprio autor já disse tratar-se de um livro com duas componentes: uma ficcional e outra de índole ensaística. A obra tem ainda um forte carácter gráfico, uma vez que inclui fotografias e uma reinterpretação da tabela periódica dos elementos químicos.

Matteo perdeu o emprego

Matteo responde a um anúncio de emprego. Toca à campainha e uma mulher recebe-o. Mas a mulher apresenta uma particularidade estranha. É a primeira proposta de trabalho de Matteo em muitos meses: aceita-a. Mas Matteo não suporta aquele ofício durante muito tempo. Responde a um novo anúncio. Toca à campainha e um homem abre a porta e recebe-o. De novo, a mesma particularidade estranha.
Várias personagens e episódios sucedem-se como peças de dominó que vão caindo umas sobre as outras. As personagens cruzam-se e cada uma delas é abandonada quando surge a seguinte. São ligações sucessivas – até que se chega a Matteo, o homem que perdeu o emprego.

Excerto

“O atractivo era este: em redor de uma rotunda ninguém volta atrás, ninguém se engana, ninguém tem de assumir o erro e fazer inversão de marcha. A vida, apesar de tudo, é fácil. Numa rotunda”.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This