NOVO LIVRO DE JACINTO LUCAS PIRES

O livro Vamos, de Jacinto Lucas Pires, traça um retrato íntimo e revelador sobre histórias de vida de dezasseis jovens descendentes de imigrantes africanos que frequentaram a Academia Ubuntu. A convite do Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano, o escritor foi conhecer estes jovens, aceitando o desafio de deixar para trás a ficção e mostrar a realidade, coragem e determinação daqueles que, perante as maiores adversidades, acreditam que é possível agir e participar em conjunto na mudança.

O livro é apresentado às 17h de 15 de Outubro, no mesmo dia em que terá lugar a Conferência da Academia Ubuntu, subordinada ao tema “Vidas Ubuntu”, onde os participantes da Academia são desafiados a apresentar, numa sessão de pitching (10 minutos/10 imagens), a sua história/dimensão de vida. Esta sessão começará às 10h, no auditório 3 e terá entrada livre.

A Academia Ubuntu é um programa anual de formação para a liderança dirigido a jovens descendentes de imigrantes africanos, com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos. Durante um ano, os participantes integram um conjunto de actividades: participação em seminários, reuniões, debates, visionamento de filmes, leituras e visitas, com o objectivo de reforçar a sua auto-estima, resiliência, liderança, comunicação e gestão de conflitos. A partir das referências da cultura africana, e tendo como principais figuras inspiradoras Nelson Mandela, Martin Luther King ou Desmond Tutu, esta iniciativa tem como objectivo tornar estes jovens agentes de transformação no seio das suas comunidades.

O projecto é da responsabilidade do Instituto Padre António Vieira e tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Oriente e do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa.

Mais info aqui.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This