Quinta edição do MOTELx com 13.100 espectadores

A 5ª edição do MOTELx contou com 13.100 espectadores ao longo dos cinco dias do festival, crescimento justificado pela qualidade dos filmes em exibição e convidados presentes. O MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa verificou um aumento de cerca de 30 % no número de espetadores que, durante, o festival se deixaram assombrar pelo melhor que se fez nos últimos anos no cinema de género.

Mais de 60 filmes de alguns dos melhores realizadores de cinema de terror da actualidade como Eli Roth, John Carpenter, John Landis, Jim Mickle, Lucky McKee, Sion Sono, entre outros, compuseram a programação deste ano, consolidando o MOTELx como uma referência nos Festivais de Cinema nacionais e internacionais.

O convidado de honra deste ano, Eli Roth, comprovou que, para além de ser o “futuro do terror”, tal como foi apelidado por Tarantino, é também um apaixonado pelo seu público. A masterclass de entrada gratuita orientada pelo actor no último dia do festival teve lotação esgotada e a duração de 2h, ao contrário de apenas uma hora como previsto.

Para além do realizador dos dois «Hostel», estiverem também presentes em Lisboa, como convidados internacionais do festival, Glenn Erland, actor do filme de abertura, «The Troll Hunter», David Keating, realizador de «Wake Wood», Michael Steiner, realizador de Sennentuntschi, e Christian Hallman, membro da direcção da Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (EFFFF) e do Festival de Lund (LIFFF).

O prémio MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa 2011, secção competitiva do festival, foi atribuído nesta 5ª edição ao título «Conto do Vento» da autoria de Cláudio Jordão e Nelson Martins. O júri justificou a escolha da curta vencedora pela narrativa imaginativa e pelo ponto de vista original e sensibilidade artística na ilustração da fábula. O júri atribuiu ainda uma menção especial à original comédia de terror «Banana Motherfucker».

Outra das grandes atracções desta edição foi a exibição em maratona da primeira temporada da série «The Walking Dead». A sala 3, do Cinema São Jorge, esteve ao longo de cinco horas totalmente cheia, com fãs que para não perderem nem um segundo dos episódios foram munidos de pijamas e pacotes de cereais.

Também a Noite de Jogos de Terror voltou a ser um sucesso. Várias centenas de pessoas participaram neste iniciativa única levada a cabo pelo MOTELx e pelo Clube de Jogos de Carnide.

O MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa tornou-se, este ano, representante de Portugal na Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (EFFFF), ao lado de outros importantes festivais como o Festival de Sitges (Espanha), o BIFFF (Bruxelas) ou Frightfest (Londres). O MOTELx é organizado desde 2007 pelo CTLX – Cineclube de Terror de Lisboa (uma associação cultural sem fins lucrativos).



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This