Camera Avis Struthia: o mundo ao contrário

É no dia 13 de Julho, quarta-feira, que todos aqueles cuja alma não se sacia com pouco vão subir, degrau a degrau, até ao mais elevado lugar criativo do LX Factory: a Red Bull House of Art. O depósito de água, que foi feito galeria e agora camera obscura pela mão de Filipe Felizardo,  receberá – a partir das 18 horas e até às 23 h – a inauguração de Camera Avis Struthia, mostra da obra que aflorou depois de oito semanas de exploração e encontro;  tentativa e erro; arte e engenho.

As brocas vingaram sobre o betão armado para deixar entrar a luz, as lentes foram alvo de conjectura e refutação até conseguirem sintetizar o infinito em 4 paredes. E a obra nasceu. A paisagem que abraça a camera obscura de Felizardo invadiu o seu interior, qual alegoria da caverna, através de um processo experimental de contornos artesanais, que trata de projectar imagens flutuantes num universo simétrico, onde a subversão reina e a sobreposição de mundos é uma possibilidade iminente.

Como em toda a arte site-specific, a Camera Avis Struthia é melhor apreciada quando as condições ideais se reúnem. Isto acontece pelas 14 horas, altura em que o sol se encontra numa posição mais favorável à visibilidade das composições, oferecendo um pico de nitidez aos visitantes. É a esta hora que acontecerá a primeira visita guiada pelo curador da exposição, Natxo Checa, que volta a acompanhar psiques curiosas pelas 19 horas numa viagem pelo imaginário de Felizardo, quando a luz amena e a atmosfera pré-lusco-fusco se conjugam para criar uma visão homogénea do trabalho.

Até dia 30 deste mês estará aberta ao público a exposição da segunda residência na Red Bull House of Art. É vital, para quem tem dentro de si um lugar guardado para a exploração e para o belo, vir testemunhar como Felizardo vai moldando o mundo, projectando-o à imagem da exuberância das suas ideias.

RESIDÊNCIA –  15 de Maio a 13 de Julho

INAUGURAÇÃO –  13 de Julho

EXPOSIÇÃO –  14 de Julho a 30 de Julho

HORÁRIOS

Durante a Residência [2ª a 6ª das 14H00 às 19H00]

Durante a Exposição [3ª a Sabado das 14H00 às 19H00]



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This