DOCLISBOA 2010 – DESTAQUES 22 DE OUTUBRO

Esta sexta-feira destacamos uma obra referencial do documentário suiço “Wir Bergler in den Bergen Sind Eigentlich Nicht Schuld, Dass Wir da Sind” (15h30 Culturgest, Pequeno Auditório). Um belo filme construído em três movimentos como se de uma sinfonia se tratasse. Da secção Homenagem ao Documentário Suiço enfoque para “Les Hommes du Port” uma história contada na primeira pessoa sobre o porto de Génova (21h30 Alvalade, sala 1).

Joris Ivens realizou “Comment Yukong Deplaça les Montagnes II” (19h30 Alvalade, sala 1), um fresco em doze capítulos sobre a vida quotidiana na China a seguir à Revolução Cultural. No doclisboa 2010 apresentamos os cinco títulos disponíveis em três sessões. Uma retrospectiva a não perder.

“Retour a Gorée”, de Pierre-Yves Borgeaud é um road movie musical que conta a épica viagem do cantor africano Youssou N’Dour, em busca do rasto deixado pelos escravos negros e o jazz por eles inventado (17h, São Jorge sala 3).

A Culturgest recebe Mário Patrocínio para falar sobre “Complexo – Universo Paralelo” (21h Grande Auditório). A sessão do filme esgotou ainda antes do festival começar. Anna Sanmartí apresenta a sessão de “La Terra Habitada”, um documento sobre a essência de uma viagem (17h Grande Auditório), seguido de debate com os espectadores. Benno Trautman apresenta “Madman’s Dictionary” e fica para o debate sobre a existência humana: porque é que o homem destrói o que está à sua volta?(18h Culturgest, Pequeno Auditório)

No cinema Londres, Laila Pakalnina mostra-nos um caminho para bicicletas na Letónia em “On Rubik’s Road” (16h sala 1). Os realizadores Noël Burch e Allan Sekula apresentam a sessão de “Forgotten Space” (20.30, sala 1), filme que ganhou o Prémio do júri da secção “Orizzonti” de Veneza 2010. A noite de Sexta no Londres termina com “Amanar Tamasheq”, de Lluis Escartín e “Walking is Dancing”, de Deborah Stratman (22h30 sala 1). Llluis Escartín vai estar na sessão para nos dar a sua visão do mundo Tuareg, que documentou nesta curta-metragem.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This