Festival de Cinema Queer Lisboa regressa ao São Jorge no seu 15º Aniversário

O Mais Antigo Festival de Cinema de Lisboa comemora este ano a sua 15ª edição com uma programação que reúne mais de 80 propostas nacionais e internacionais.

A 15ª edição do Festival de Cinema Queer Lisboa decorre de 16 a 24 de Setembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Esta edição de aniversário vai acontecer sob o signo da Transgressão, tema central da programação, que contará com cerca de 85 filmes de mais de 30 nacionalidades.

O Queer Lisboa 15 apresentará o melhor cinema gay, lésbico, bissexual, transsexual, transgénero e queer, produzido nos passados dois anos, nas suas secções competitivas para a melhor longa-metragem, melhor documentário e melhor curta-metragem. A programação completa do Queer Lisboa 15 será conhecida no dia 6 de Setembro, em conferência de imprensa.

Algumas surpresas estão reservadas para programações fora de competição, como o Queer Art e um conjunto de secções temáticas onde serão expostas as raízes e algumas das estéticas e narrativas mais transgressoras de clássicos do cinema queer e das mais recentes produções de carácter mais marginal. O Festival vai também celebrar outras áreas artísticas como as artes performativas, a instalação e as artes gráficas.

“No momento em que o Queer Lisboa celebra o seu 15º aniversário, sem queremos ser saudosistas, interessa-nos este ano olhar a produção actual do cinema queer no que ele tem de tradição e inovação, em relação à sua história. E a história deste cinema é também a do Festival, por isso vamos invocar um pouco do nosso percurso e do nosso lugar no panorama cultural português.” Explica João Ferreira, diretor artístico do festival.

Toda a informação actualizada sobre o Queer Lisboa 15 pode ser agora consultada no renovado website do Festival, já disponível online. A Quodis, empresa de Design Technology e parceiro Web do Queer Lisboa, que o desenvolveu, apostou na renovação da imagem, marcadamente pop, e na optimização do acesso aos conteúdos do site, tornando-o ainda mais apelativo a todo o público.

Exemplos das novas funcionalidades são a incorporação de trailers e slideshow do Flickr no próprio site, arquivo de notícias, navegação do blogue e facilitação do processo de doação online ao Festival.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This