Landscape with figures / Lake / Work @ Maria Matos

A TOK’ART foi fundada em 2006 pelo coreógrafo André Mesquita e pela bailarina do extinto Ballet Gulbenkian, Teresa Alves da Silva. Tem residência artística no Centro Cultural do Cartaxo onde tem desenvolvido os seus projectos. Nas peças que compõem este programa, André Mesquita questiona-se sobre o que está por trás da criação e propõe tornar visível no palco as manifestações físicas que estão presentes no processo criativo.

Landscape with Figures

Acompanhado por uma palestra da escritora americana Elizabeth Gilbert sobre a criatividade para a famosa série de conferências TED – Ideas worth spreading, Landscape with figures desconstrói de maneira inteligente e com humor o mito do génio artístico.

Lake

No espaço vazio e efémero do teatro, Teresa Alves da Silva interpreta um solo comovente, inspirado numa carta que Nadehzhda Mandelstam escreveu em 1938 para o seu marido e poeta russo Osip Mandelstam: “Não tenho palavras, meu querido, para escrever esta carta. Estou a escrevê-la no espaço vazio. Quando voltares, talvez não me encontres aqui”. Lake venceu dois prémios no International Solo-Tanz-Theater Festival 09, em Estugarda.

Work

Work refere-se a uma tradição na pintura abstracta de chamar os quadros simplesmente Obra #1, Obra #2, etc. Eliminando toda a retórica e até a própria significação do processo de criação, o que fica? Entre a abstracção da mensagem e a fisicalidade do corpo, onde se encontra a obra de arte?

Sala principal Maria Matos

quinta 30 Setembro a sábado 2 Outubro 21h30

12€ / < 30 anos 6€



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This