QUEER LISBOA 2010 – DESTAQUES DIA 22 SETEMBRO

A longa-metragem argentina “El Último Verano de La Boyita”, de Julia Solomonoff, passa na Sala 1, pelas 22h00. O filme conta num tom simples e directo a história da Jorgelina, uma rapariga curiosa, a entrar na adolescência que encontra um refúgio em La Boyita, uma caravana de campismo. Numa quinta que os pais têm longe da cidade reencontra Mario, o calado filho dos caseiros, com o qual trava uma amizade que é desafiada quando um dia, de regresso de um passeio a cavalo, ela descobre uma mancha de sangue na sela e uma outra nas calças do rapaz. O segundo filme de Julia Solomonoff é uma reflexão arrebatadora sobre a identidade de género e as convenções sociais.

O Programa de Curtas 3 (Sala 1, 19h30) inclui o filme “Fuera de Cuadro”, do português Márcio Laranjeira. Os quadros da pintora argentina Alicia Boffi são vistos através das memórias de Colégio do seu filho que nos dá um retrato do seu lugar fora do quadro.

O documentário “Bear Run”, de Dan Hunt (Sala 3, 21h30) segue Mikhael, Louie e Mike desde Nova Iorque a Provincetown, de Albany a Chicago e Montreal, num filme que nos oferece uma perspectiva sobre a comunidade bear.

A conceituada realizadora Léa Pool mostra, em “Emporte-Moi” (Sala 3, 19h15, integrando o ciclo de cinema Suíço), a luta de Hanna pela liberdade. Ela tem 13 anos e está rapidamente a tornar-se uma mulher. Confrontada com pais demasiado concentrados nas suas próprias fraquezas, une-se ao irmão e à sua (única) amiga Laura, que sucumbe ao charme de ambos os irmãos. Como Nana diz no filme de Godard, “Vivre Sa Vie”, ela é livre, mas acima de tudo responsável por viver a sua vida.

No Espaço da Memória é dia de Clássicos Comentados. Após a sessão de “Cabaret”, de Bob Fosse (Sala 1, 17h00) propomos uma conversa com o escritor e crítico literário Eduardo Pitta (Sala 2, 19h00). Esta obra-prima do cinema estreou em 1972 e depressa se tornou uma referência da cultura queer. Por este encontro passa também uma referência a Christopher Isherwood, em cuja escrita (nomeadamente nas chamadas “Berlin Stories”) se baseou este filme.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This