Música & Revolução ­ 25 a 30 de Abril

No ano em que os Estados Unidos da América é o país tema da programação da Casa da Música, o Música & Revolução apresenta “Revoluções Americanas”.

É o espírito da Revolução social que abre o ciclo com a estreia nacional da pianista Ursula Oppens, a quem o compositor norte-americano Frederic Rzewsky dedicou as 36 Variações sobre o tema de El pueblo unido jamás será vencido!, e que ela tocou pela primeira vez em 1975.

Também pela primeira vez em Portugal é apresentada  a versão original de Amériques, de Edgard Varèse, uma obra que mostra a Orquestra Sinfónica na sua maior formação de sempre.

Este Festival homenageia, ainda, os músicos mais proeminentes da Escola de Nova Iorque, John Cage e Morton Feldman, e os nomes maiores do Jazz e do Rock, John Zorn e Frank Zappa. A música de George Brecht assinala os 50 anos passados sobre o primeiro happening Fluxus, Elliott Sharp traz-nos o seu lado mais experimental.

O piano preparado de John Cage abre novos horizontes sonoros num dos concertos do Remix Ensemble e serve de mote a um workshop do Serviço Educativo.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This