Nimas Convida: SUSANA DE SOUSA DIAS – 30 DE JANEIRO

NIMAS CONVIDA é um projecto da Associação Il Sorpasso que vai acolher regularmente o trabalho de realizadores nacionais com um percurso sólido e desafiante cujas obras não se aproximaram ainda da maior parte do público. Por um dia, o ESPAÇO NIMAS passa para as mãos destes autores através da exibição dos seus filmes e de conversas entre convidados, colaboradores e público.

Neste 4º encontro do Nimas Convida temos o prazer de, em colaboração com a Apordoc, acolher a realizadora SUSANA DE SOUSA DIAS, um dos nomes mais importantes do panorama do cinema documental português.

Graças a uma sensível e cuidada reelaboração do material de arquivo e ao proveito do poder evocativo da imagem fotográfica, Susana de Sousa Dias conduz o seu espectador numa viagem emotiva através do próprio passado, e pela consciência política e humana de cada um de nós.

SUSANA DE SOUSA DIAS apresentará dois dos seus filmes (48 e Processo-Crime 141/53 – Enfermeiras no Estado Novo) e encontrar-se-á com o público do Espaço Nimas a fim de discutir a sua obra e sua relação com a história contemporânea portuguesa e a importância da utilização do material de arquivo enquanto documento e elemento cinematográfico.

A realizadora será acompanhada pelo ANSGAR SCHÄFER produtor e colaborador da maioria dos filmes da realizadora, pelo investigador e historiador MIGUEL CARDINA, autor do premiado “Margem de Certa Maneira. O maoísmo em Portugal: 1964-1974” e pelo realizador MARCELO FÉLIX ( autor do documentário A Arca do Éden).

A moderar o encontro MARIA ALICE SAMARA, investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.

(Sobre 48) “Um filme extraordinário. A minha esperança é que inspire os festivais a introduzir uma abordagem totalmente nova na escrita da história. Para lidar com memórias. Para procurar uma nova e minimalista linguagem cinematográfica. E para trabalhar com a música e o som de uma nova forma.”

Tue Steen Müller

NIMAS CONVIDA: SUSANA DE SOUSA DIAS
21h30 – Espaço Nimas – Avenida 5 de Outubro 41B – Lisboa
Bilhete: 4€
As bilheteiras estarão abertas a partir das 20h30.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This