Patrícia Portela e Christoph De Boeck @ Teatro Maria Matos > Hortus > 23 junho a 1 julho

Na instalação/salão literário Hortus, Patrícia Portela & Christoph De Boeck dedicam-se a um tema que nos é caro, o desenvolvimento sustentável: “Uma reflexão sobre o modo de podermos recuperar o equilíbrio utilizando as condições naturais do aqui e agora como o necessário ‘combustível’ para reinterpretarmos e reescrever mos a nossa relação com o planeta.”

Jardim / instalação

Hortus propõe uma ecologia artificial. O visitante é convidado a explorar um jardim onde uma rede de sensores mede a dinâmica do vento e de luz recolhida pelas plantas durante o seu processo de fotosíntese, traduzindo-a num ambiente sonoro.

Quando há movimentação humana no jardim, um algoritmo financeiro (semelhante aos usados na bolsa de valores), interpreta a variação dos dados recolhidos a cada fração de segundo e altera a instalação sonora original de acordo com a expectativa de «lucro» que estima para cada planta.

Quando em conjunto os visitantes decidem parar para refletir ou para ler, o desenho sonoro original retorna ao jardim, refletindo apenas a leitura dos recursos naturais.

Acompanhando a instalação sonora, uma rede de histórias circula em placas botânicas eletrónicas comparando definições diferentes para termos comuns (como crescimento, beleza, regeneração ou tempo) no mundo económico, político ou natural.

Salão Literário

Um ou mais oradores de áreas tão distintas como a ciência, a política ou a filosofia, discutem e debatem com o público duas visões diferentes de um futuro próximo (2020 e 2084). Um convite a praticar e a exercitar a utopia num ambiente informal, imaginando o impossível. Os textos serão disponibilizados online com antecedência e distribuídos durante o Salão.

Oradores Lisboa Francisco Ferreira (Quercus), Gonçalo Ribeiro Telles (Arquiteto Paisagista), Miguel Real (crítico literário e investigador UCL), Alexandra Moura (Filósofa), Helena Águeda Marújo (Instituto da Felicidade), Bárbara Assis Pacheco (Artista Plástica), André e. Teodósio (ator/encenador), António Gouveia (Botânico), Miguel Honrado (Presidente EGEAC), entre outros.

instalação/salão literário
Patrícia Portela e Christoph De Boeck (Lisboa/Bruxelas)
Hortus

Novo local de apresentação Hortus (Jardim + Salão Literário)
Palácio Beau Séjour (Metro Alto dos Moinhos – Estrada de Benfica 368)

Jardim

sábado 23 junho a domingo 1 julho
semana 18h00 às 21h00 sábado e domingo 16h00 às 21h00
Entrada livre

Salão Literário

sábado 23 domingo 24 sexta 29 sábado 30 junho e domingo 1 julho
sexta 21h30 sábado e domingo 19h00
Entrada livre (sujeita à lotação da sala)



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This