Queer Lisboa 15 arranca sexta-feira com “Uivo”

Arranca sexta-feira o Queer Lisboa 15, com a Cerimónia de Abertura a ter lugar às 21h00, na Sala Manoel de Oliveira, do Cinema São Jorge. Durante a Cerimónia assistir-se-á a uma performance do grupo de teatro madrileno SUDHUM, em jeito de antevisão do espectáculo Silenciados. Seguidamente, será apresentado o júri internacional, este ano composto por Beatriz Batarda, Albano Jerónimo e Sam Ashby, como júris da Secção Competitiva para a Melhor Longa-Metragem, e por Miguel Gonçalves Mendes, Claudia Mauti e Franck Finance-Madureira, como júris da Secção Competitiva para o Melhor Documentário. Na Cerimónia será ainda apresentada a programação completa do Queer Lisboa 15 e actividades paralelas do Festival, com a presença de toda a sua equipa.

O Filme de Abertura da presente edição do Festival é Uivo (EUA, 2010, 90’), de Rob Epstein e Jeffrey Friedman, filme apresentado em antestreia nacional, estreando em Sala, nos Cinemas UCI, no dia 22 de Setembro, distribuído pela Midas Filmes. Um retrato do escritor beat Allen Ginsberg, falecido em 1997 e que foi uma das mais importantes vozes da comunidade gay norte-americana e um dos talentos máximos das letras no século passado. O filme é protagonizado por James Franco no papel de Ginsberg, e por Jon Hamm, no papel de Jake Ehrlich, advogado de defesa do poeta no processo judicial que o filme recria.

A seguir à Cerimónia e exibição do Filme de Abertura, tem lugar a Festa de Abertura do Queer Lisboa 15, no foyer do piso superior do Cinema São Jorge, a partir das 23h30. Organizada pela Hora Zero, serão servidos cocktails pela Absolut Vodka e pela Jameson. A animação musical está a cargo do DJ António Almada Guerra.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This