QUERES QUE TE FAÇA UM DESENHO?!

A convite da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, e em co-produção com as Comédias do Minho, o Teatro Praga pensou um espectáculo dirigido a um público adolescente (dos 10 aos 15 anos) a estrear em Dezembro deste ano em Lisboa e que irá passear pelo Minho em Janeiro e Fevereiro de 2011 e pelo resto do país (também) em Fevereiro e Março do mesmo ano.

“O que é que foi a I República? Quantos eram? Quem era?

Num período de 16 anos houve 7 Parlamentos, 8 Presidentes da República e 45 governos. São 1000000 anos concentrados em 16. Vivem-se vidas e mais vidas. Mata-se. Dinamite. São os tempos do demasiado. Do excesso. Da rapidez. São histórias e histórias.

E se resumíssemos os 16 anos que parecem 1000000 em 60 minutos? E se ultrapassássemos a velocidade da República, da revolução, dos cavalos, das tropas, das guerras, dos governos e parlamentos, dos aniversários e dos foguetes, se fôssemos mais rápidos que todos e para ajudar baralhássemos a ordem, nos detivéssemos no acessório e complicássemos a história?

Vamos recusar a linearidade e fazer desenhos, rascunhos. Vamos explicar a República sem explicar. Vamos ser professores ignorantes e trocar os fios à bomba.

Não vai ficar nada para contar porque tudo irá sempre ficar por contar.

Dois actores, alguns adereços, um quadro onde escrever, umas imagens para ilustrar. Música e movimento. Vamos suar.”

Criação: José Maria Vieira Mendes e Pedro Penim
Com: Joana Barrios e Luís Filipe Silva
Cenografia: Bárbara Falcão Fernandes
Produção: Catarina Mendes, Cristina Correia e Pedro Morgado

Espectáculo p/ Público em Geral: 8 e 11 Dezembro 2010 | Espaço Teatro Praga | 15h
Entrada Grátis



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This