SERRALVES EM FESTA 2010

A sétima edição do Serralves em Festa realiza-se a 5 e 6 de Junho, durante 40 horas consecutivas. Este é o maior festival de expressão artística contemporânea em Portugal, com actividades para todas as idades, para todas as famílias e para a família toda. Na quinta-feira, dia 3 de Junho, começa a Festa no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e continua no dia seguinte, 4 de Junho, nas ruas da Baixa do Porto, com teatro de rua, música, dança e performance. Das 8h da manhã de sábado, 5 de Junho, até às 24h de Domingo, 6 de Junho, o Parque, o Museu, o Auditório e a Casa de Serralves recebem mais de 90 eventos e mais de 600 artistas, em mais de 250 momentos de apresentação.

Estão representadas as áreas da arte contemporânea, actividades para crianças e famílias, performance, música improvisada, música pop rock, música electrónica, música experimental, música erudita, jazz, DJs, dança contemporânea, acrobacia, circo contemporâneo, teatro de rua, teatro de objectos, teatro de marionetas, teatro para infância e juventude, cinema, vídeo, fotografia, instalação, visitas orientadas e workshops.

Na edição deste ano, os grandes destaques na área da Música são os norte-americanos Burnt Sugar the Arkestra Chamber, que trazem a Serralves um espectáculo de homenagem a James Brown, e também a banda indie-punk Bonaparte, a banda parisiense dOP e o colectivo de DJs Kolombo & Loulou Players, que farão a Festa no Prado no sábado à noite. Na área do Jazz, o destaque vai para a Big Band do Hot Club de Portugal.

Na área da Dança Contemporânea destaca-se o projecto “Vale”, de Madalena Victorino, um espectáculo coreográfico de arte comunitária, com dança e música ao vivo, que mobiliza 13 intérpretes vindos da dança, teatro e música e 30 participantes locais. De destacar ainda a proposta da coreógrafa e performer Filipa Francisco, que apresenta a peça “Íman”, trabalho desenvolvido com um grupo de dança da Cova da Moura, uma coreografia plena de energia e cor, fundada na riqueza cultural do bairro e na experiência contemporânea das intérpretes.

O Circo Contemporâneo será mais uma vez um dos grandes destaques da programação do Serralves em Festa. A companhia francesa Le Nadir apresenta “Shoot the Girl First”, um projecto em estreia nacional, da responsabilidade de Isabel Alves Costa, programadora desde a primeira edição do Serralves em Festa e a quem esta apresentação presta uma comovida homenagem. Este é um filme-espectáculo com uma intriga misteriosa e comovente, interpretado por seis acrobatas/actores. A história é policial, construída em flashbacks e flashforwards, de forma a alimentar a intensidade da intriga e a deixar o espectador na dúvida e em suspenso até ao desenlace final. A técnica circense utilizada é a acrobacia aérea.

O Teatro de Rua estará representado pela companhia Kumulus, que traz ao Serralves em Festa a proposta “Tout Va Bien”, que propõe habitar os equipamentos destinados a cartazes publicitários das cidades, tornando-os espaços de histórias ficcionadas. Os muppies transformam-se em espaços de representação onde as personagens nos propõem um inventário de imagens e de situações inusitadas em que a cidade é central, para serem vividos à medida que os públicos deambulam entre eles. Destaque também para o espectáculo “A-TA-KA!”, da Companhia Cal Y Canto, uma animação artística itinerante de artefactos e animais voadores fantásticos que povoam os céus, animados e guiados por personagens de trajes luminosos. Esta é uma proposta programada em parceria com o Fitei.

Na área do Teatro para a Infância e Juventude salienta-se a apresentação de “Pig”, da companhia britânica Whalley Range All Stars. Este é um espectáculo para todas as idades, que se realiza dentro de uma porca com nove metros de comprimento. Os espectadores são convidados a agir como pequenos leitões e, através de pequenos orifícios, assistir a uma curta actuação que tem lugar dentro do ventre da porca, instalada no Parque de Serralves.

Nesta sétima edição juntam-se de novo à Festa os vencedores do Concurso de Projectos Artísticos para o Serralves em Festa 2010. Este concurso foi lançado em 2008 pela Fundação de Serralves e tem este ano a sua segunda edição. O objectivo é dar oportunidade a jovens artistas de apresentarem criações inéditas durante a Festa, para assim promover a  jovem criação artística, proporcionando a sua visibilidade junto de públicos diversificados e de outros artistas. Um júri independente, especialista nas várias áreas disciplinares, seleccionou 10 projectos, nas áreas de Música, Dança, Performance, Teatro, Cinema e Vídeo.

Em 2010, e à semelhança do que tem acontecido nas últimas edições, o Serralves em Festa sai mais uma vez dos muros de Serralves e vai até à Baixa do Porto nos dias 4 e 5 de Junho. Este ano, pela primeira vez, a Festa marca também presença no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, resultado de uma parceria entre Serralves e a ANA – Aeroporto do Porto, com o projecto “Tout va Bien”, agendado para o dia 3 de Junho.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This