SIM @ Who Galeria, 13 de Maio

A Samsung e a WHO Galeria promovem a Agenda SIM – um conjunto de workshops, mesas redondas e sessões teóricas que, contam com diversas personalidades ligadas à indústria criativa e que irão demonstrar a importância do SIM no desenvolvimento de projectos inovadores.

13 de Maio – 16h-18h – Who Galeria (Rua Luz Soriano, 71 – Bairro Alto)

Sessão teórica – “É favor tocar! Uma história sobre o corpo, o espectador e a galeria”

Formador: Filipe Pais

Talvez os primeiros registos deste tipo de manifestação artística tenham chegado ao público através de algumas peças menos conhecidas de Marcel Duchamp no início do século e talvez este, juntamente com as práticas de arte participativa dos anos 60 terão eventualmente influenciado o pensamento e as práticas de alguns artistas que na mesma década começaram a utilizar o vídeo em circuito fechado para criar situações interactivas em que o espectador se tornou activo e reactivo, não apenas num sentido psicológico mas também através de acção e movimento cultural. Esta sessão teórica analisará de uma perspectiva essencialmente histórica as manifestações artísticas interactivas medidas por tecnologia que começaram a surgir a partir dos anos 60.

13 de Maio – 18h-20h – Who Galeria (Rua Luz Soriano, 71 – Bairro Alto)

Mesa redonda – “Arte, ciência e tecnologia: do estúdio ao laboratório”

Moderador: Filipe Pais

A discussão entre arte e ciência já não é tema recente no entanto, nas últimas décadas a sinergia entre estes dois mundos tem sido registada activamente no discurso artístico contemporâneo através de residências artísticas, exposições e colóquios. A discussão procura reflectir sobre as interacções, processos internos e metodologias utilizadas e partilhadas entre cientistas e artistas.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This