rdb_TheWindRises_thumb

Convites duplos – MONSTRA 2014 – Antestreia – “As Asas do Vento”, de Hayao Miyazaki

Em que ano Hayao Miyazaki recebeu o Leão de Ouro para o prémio de carreira no Festival Internacional de Cinema de Veneza?



2 CONVITES DUPLOS PARA A ANTESTREIA NACIONAL DO FILME “AS ASAS DO VENTO” (“THE WIND RISES”), DE HAYAO MIYAZAKI, DIA 15 DE MARÇO (SÁBADO) – 16:00 – CINEMA SÃO JORGE – LISBOA



Sinopse

Jiro sonha com voar e criar belos aviões, inspirado pelo famoso criador de aeronáutica Caproni. A usar óculos desde a mais tenra idade, e impossibilitado para se tornar piloto, Jiro integra a divisão de aeronáutica de uma grande empresa japonesa em 1927. O seu génio é pouco depois reconhecido, e torna-se um dos mais respeitados designers de aviões.
As Asas do Vento, debruça-se sobre a maior parte da sua vida, retratando eventos históricos chave do Japão que afectaram a vida de Jiro, incluindo o grande terramoto de Kanno de 1923, a Grande Depressão, a epidemia de tuberculose e a entrada do Japão na guerra. Ele conhece Nahoko, por quem se apaixona, dedica-se à amizade com o seu colega Honjo, e inova constantemente levando a mundo da aviação para o futuro.
Hayao Miyazaki combina as personalidades do engenheiro Jiro Horikoshi e o autor Tatsuo Hori, que foi contemporâneo do período abordado por As Asas do Vento, para criar Jiro, um personagem fictício no centro de um épico de amor, perseverança, e os desafios de conseguir viver e optar num mundo tumultuoso.

Hayao Miyazaki

Nascido em 1941 em Tóquio.

Após tirar o curso em Ciências Politicas e Economia, integrou a Toei Animation Company como animador. Trabalhou sob o realizador Isao Takahata no filme LITTLE NORSE PRINCE VALIANT (1968). Pouco depois estava a mudar-se par ao estúdio A Production, acompanhando takahata onde trabalhou na ideia original, argumento, layouts e animação principal de Panda! Go Panda! (1972). Trabalhou também em diversos estúdios como Zuiyo Eizo, Nippon Animation e Telecom. Fez o planeamento de cenas e layouts para séries como HEIDI (1974) e FROM THE APENNINES TO THE ANDES (1976). Em 1978 realiza a sua primeira série de televisão, CONAN O RAPAZ DO FUTURO (1978). A sua estreia no cinema como realizador foi em O CASTELO DE CAGLIOSTRO (1979). Em 1984, Miyazaki criou a sua primeira banda desenhada (manga) que seria serializada na revista ”Animage”.

Myiazaki co-fundou o estúdio Ghibli com Takahata, e realizou oito filmes desde então. O seu fi,me A VIAGEM DE CHIHIRO (2001) quebrou todo os recordes de bilheteira no Japão, recebendo inúmeros prémios incluindo o Oscar para Melhor Filme de Animação em 2003. O CASTELO ANDANDTE (2004) seria nomeado na mesma categoria, mas acabaria por não vencer, recebendo o ORSELLA AWARD no Festival Internacional de Veneza em 2004.

Em 2005 Miyazaki recebe o Leão de Ouro para o prémio de carreira no Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Para além do seu contributo enquanto realizador, Miyazaki escreveu os argumentos de dois filmes recentes da Ghibli: O MUNDO SECRETO DE ARRIETTY (2010) e FROM UP ON POPPY HILL (2011).

Miyazaki publicou vários livros de ensaios, ilustrações e poemas. Desenhou vários edifícios, incluindo o Museu Ghibli, Mitaka que abriu em 2001, onde mantém o cargo de Director Executivo.

Regras:

– Os vencedores devem levantar os convites na bilheteira até às 21:00.
– O levantamento deve ser efectuado pelo próprio vencedor, o prémio é pessoal e intransmissível
– Devem enviar-nos os seguintes dados: Nome e BI (para além da resposta)

Se tiveres problemas a participar no passatempo elimina os cookies e o histórico de navegação do teu browser e tenta de novo fazer o login. Se não funcionar envia a tua participação para passatempos@ruadebaixo.com. Indica no e-mail o teu username.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This