rdb_habanastation_thumb

Convites duplos para a sessão de abertura da Mostra de Cinema da América Latina 2012

Qual a instituição que promove esta iniciativa?

CONVITES DUPLOS PARA A SESSÃO DE ABERTURA DA MOSTRA DE CINEMA DA AMÉRICA LATINA 2012



5 CONVITES DUPLOS PARA O CINEMA SÃO JORGE – “HABANASTATION”, DE IAN PADRÓN – DIA 13 DE DEZEMBRO, 21:00

Envia NOME, BI e RESPOSTA.

Sobre

A 3ª Mostra de Cinema da América Latina procura apresentar um panorama atualizado e representativo do cinema latino-americano contemporâneo. Dez longas-metragens amplamente divulgadas e premiadas em festivais internacionais e nos seus países de origem – Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Equador, México, República Dominicana e Venezuela – chegam a Portugal para um público que dificilmente os veria no circuito comercial.

Com esta iniciativa, a Casa da América Latina pretende continuar a proporcionar uma experiência intercultural de contacto com múltiplas realidades, num processo de aprendizagem, reflexão e auto-conhecimento só possível com o conhecimento do outro. Pretende também revelar a produtores e distribuidoras nacionais a qualidade do cinema latino-americano, estimulando as relações entre entidades ligadas à comercialização e promoção do cinema em Portugal e na América Latina.

Não podendo, na mesma edição, incluir a cinematografia de todos os países, é com alegria que apresentamos pela primeira vez filmes da Venezuela, do Equador e da República Dominicana.

O cinema latino-americano, em geral, atravessa hoje uma fase de efervescência, com destaque para a força da produção independente, a qualidade das escolas de cinema e o prestígio dos festivais, num círculo virtuoso gerador de novos grandes profissionais. Para a abundância desta produção contribuem as novas tecnologias, os prémios traduzidos em investimento e, também, a autodeterminação pessoal, dada a ausência de políticas governamentais neste domínio em alguns países.

O cinema é uma das mais expressivas formas de transmitir conhecimento do mundo. No caso da América Latina, o contexto permeia a narrativa, o cinema denuncia a história. Os traumas do continente surgem como verdadeiros personagens: as ditaduras militares, as migrações, o exílio, as guerras, as desigualdades sociais, a violência e o crime. Junta-se a isto a dimensão simbólica de uma América mestiça, com lendas, mitos e mistérios que encontram raízes no mundo pré-hispânico e no cruzamento de heranças indígenas, africanas e europeias.

Sem que se perca este pano de fundo, hoje os cineastas estão menos agarrados ao passado e mais preocupados com o presente, a vida quotidiana e a intimidade dos seus personagens. As narrativas ganham contornos psicológicos. Novas famílias, relações inter-geracionais, amor e sexualidade são temas que os preocupam. É um cinema mais dedicado “ao espaço da casa que da rua”, no sentido que lhe daria o antropólogo Roberto da Matta. A “rua” não desaparece. Surge e é renovada, em tempos de estabilidade democrática, por filmes que, ao apelar ao resgate da memória coletiva e ao sentido de identidade nacional, não esquecem o indivíduo e o seu mundo interior.

Sobre o filme

Habanastation retrata o dia a dia da vida em Cuba através do olhar de Mayito, um jovem estudante, filho de um músico de jazz de sucesso. Quando ele se perde durante as celebrações do Primeiro de Maio conhece de perto um novo mundo, emocionante, mas muito distante do seu.

Filme vencedor do Prémio Glauber Rocha no Festival Internacional de Novo Cinema Latino-Americano de Havana (Cuba, 2011), e seleção oficial de Cuba para os Óscares 2012 (Cuba, 2011).

Mais informação AQUI

Regras:

– Os vencedores devem levantar o passe na bilheteira do respectivo cinema até às 20:00.
– O levantamento deve ser efectuado pelo próprio vencedor, o prémio é pessoal e intransmissível
– Devem enviar-nos os seguintes dados: Nome, BI e Contacto Telefónico (para além da resposta)

Se tiveres problemas a participar no passatempo elimina os cookies e o histórico de navegação do teu browser e tenta de novo fazer o login. Se não funcionar envia a tua participação para passatempos@ruadebaixo.com. Indica no e-mail o teu username.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This