Estreia de AS MIL E UMA NOITES – VOLUME 2, O DESOLADO

A estreia de AS MIL E UMA NOITES – VOLUME 2, O DESOLADO terá lugar com uma sessão especial, que contará com uma apresentação por MIGUEL GOMES e um debate com o realizador e o elenco do filme. Neste debate estarão presentes os actores do filme GONÇALO WADDINGTON, JOANA DE VERONA, JOÃO PEDRO BÉNARD, entre outros, e ainda um convidado especial – o cão DIXIE, vencedor da Palm Dog na última edição do FESTIVAL DE CANNES. No segundo filme da trilogia de MIGUEL GOMES, DIXIE tem uma participação de meia hora na história que fecha “O Desolado”. Nessa história, DIXIE é um cão abandonado, que foi passando de dono em dono.

AS MIL E UMA NOITES de MIGUEL GOMES é um retrato do Portugal contemporâneo e da crise que marca o país. Pedindo emprestado o título e a heroína à narrativa persa, assistimos a várias histórias que circulam entre o documentário e a ficção, retratando a realidade do país. Xerazade, interpretada por Crista Alfaiate, é a narradora do filme, que vai contando as histórias.

“Este é um filme onde, como se vê na sequência intitulada ‘As lágrimas da juíza’, contrariando o discurso dominante dos média, todos os acontecimentos se relacionam, onde, sem julgamentos (ainda que em graus diferentes…), todos participam numa mesma ecologia social, sendo simultaneamente responsáveis e inocentes, onde o privado e o público se espelham e confundem, onde o anedótico tem repercussões políticas. Este é o filme que retrata uma miríade de personagens extravagantes – humanas, animais ou mesmo vegetais – para, como o propõe Miguel Gomes, se centrar naquela que é, em última instância, a sua verdadeira personagem principal: a comunidade.”, escreve António Preto num texto publicado na revista Medeia Magazine.

AS MIL E UMA NOITES teve a sua estreia na edição de 2015 da Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes, para além de ter marcado presença no Sidney Film Festival, onde ganhou o Sidney Film Prize, e no New Zealand Film Festival, onde recebeu o prémio FIPRESCI. O Midnight Sun Film Festival, na Finlândia, o Curtas de Vila do Conde, em Portugal, o TIFF, em Toronto e o New York Film Festival, em Nova Iorque, são alguns dos festivais por onde já passou ou vai passar esta obra dividida em três volumes. AS MIL E UMA NOITES – VOLUME 2, O DESOLADO é o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This