Hipnótica

Os dez anos de carreira são celebrados com a edição de um livro-disco e um novo vídeo.

A banda portuguesa Hipnótica celebra em Janeiro os seus dez anos de carreira. Para comemorá-los está prevista a edição de um livro-disco que tem como título «Breves Histórias sob o Efeito de Hipnótica». Esta obra é uma viagem pelo percurso da banda ao longo destes dez anos, onde se integra uma compilação que abarca todos os registos do colectivo, ao longo de 13 temas.

O livro inclui textos dos jornalistas Vítor Junqueira, Fernando Sobral e Jorge Manuel Lopes, assim como fotografias de Lois Gray. Para a apresentação do livro a banda portuguesa convidou Wolfgang Schloegel, dos Sofa Surfers, responsável pela produção do último registo discográfico do grupo, «Reconciliation».

Nas palavras de João Branco, este é um percurso natural da banda: “estarmos receptivos a diferentes ângulos de visão sobre a música é algo que sempre fez parte da nossa essência.” A redescoberta deles próprios e de novas abordagens ao seu trabalho não permite uma paragem para a “auto-contemplação”. É assim que se justifica a edição deste livro, pretendia-se “um conteúdo não só fruto de contribuições e ideias de membros da banda, mas que também apresentasse outras visões e opiniões, dos últimos 10 anos dos Hipnótica, dos movimentos musicais a nível nacional e internacional, enfim, dos diversos rumos possíveis que se fundem no aqui e agora.”

Ainda em ambiente de festividade, será lançado o novo vídeo-clip da banda, Soul Rise, com a concepção e realização de Luís Monge. Segundo a banda, este será um vídeo onde se descobre que todos os elementos sabem nadar. Ou pelas palavras de Kyron: Quando se sente a necessidade do renascimento nadamos pelo útero ao encontro da luz. Já Tom Waits dizia “you can´t unring a bell…” e é justamente esse o ponto de partida, aceitar que não podemos voltar atrás mas estarmos sempre conscientes de que a “luz” continua à nossa volta disponível para ser redescoberta.

A partir de Janeiro, a banda fará uma promoção do livro num percurso pelas lojas Fnac, com os planos de iniciar em Março a composição de um novo álbum de originais. A primeira maqueta da banda surgiu em 1997 e, um ano depois, o grupo editou o EP «Hipnótica», promovendo-o em alguns dos festivais de Verão e queimas das Fitas. Em 1999 lançam o primeiro álbum, intitulado «Enter», ao qual se seguiram «Decode» (2001) e «Reconciliation» (2003).

«Breves Histórias sob o Efeito de Hipnótica», com edição da Metrodiscos, só será lançado em Janeiro, mas terá a apresentação dia 07 de Dezembro com um concerto dos Hipnótica no Santiago Alquimista, em Lisboa. Bailarico Sofisticado (Vitor Junqueira) é o convidado especial para uma sessão de DJing pós-Espectáculo.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This