Hitchcock

O mestre do suspense revisto em quatro das suas obras menos conhecidas.

A Costa do Castelo lança um pack de quatro dvds com os filmes de Alfred Hitchcock: “Sob o Signo de Capricórnio”, “Downhil”, “Os quatro espiões”, “O Sr. e a Sra. Smith”,  pack que vem possibilitar aos fãs do mestre de suspense visionar quatro dos títulos menos divulgados da obra deste realizador britânico.

Alfred Hitchcock nasceu em Londres (Inglaterra) no dia 13 de Agosto de 1899, apesar de ter sempre sido considerado um dos mestres de Hollywood. Começou a trabalhar num estúdio de cinema aos 21 anos e o seu primeiro trabalho foi como designer das “falas” dos filmes, quando estes eram ainda mudos.

Em 1922 surgiu a sua grande oportunidade de singrar no mundo do cinema: o realizador de um filme adoeceu e foi o jovem Hitchcock quem agarrou no projecto, tendo espantado os críticos pela sua criatividade. Instalou-se nos EUA em 1940, mas antes de ingressar na indústria cinematográfica americana, rodou alguns filmes em Inglaterra. Tanto “Downhill” (1927) como “Os 4 espiões” (1936) pertencem ainda à fase inglesa, antes da partida para Hollywood.

“Downhill” é um filme mudo que se centra em Ivor Novello, uma estrela da época, aliás, adaptando uma peça de sua autoria sobre o drama de um jovem de famílias ricas, injustamente expulso da escola privada que frequenta. Já “Quatro espiões” é inspirado em Somerset Maugham e é uma história da I Guerra Mundial, protagonizada por John Gielgud, Madeleine Carrol e Peter Lorre.

“O Sr. e a Sra. Smith” (1941) é já uma produção americana. É uma comédia romântica que surgiu de um convite feito pela protagonista Carole Lombard a Hitchcock.

Para rodar “Sob o Signo de Capricórnio” (1949), Hitchcock teve de regressar a Inglaterra depois de já instalado nos EUA. Ingrid Bergman, que já tinha protagonizado “A casa encantada” (1945) e “Difamação” (1945), é a protagonista deste filme. Aqui prevalece a utilização dos planos-sequência, agora ao serviço de um clima de suspense afectivo que faz deste filme uma das mais belas histórias de amor.

Foi nos EUA que Hitch (como era conhecido) se notabilizou. Os espectadores tornaram-se fãs dos seus ângulos originais de câmara e edição, do seu subtil humor britânico, das suas tramas bem engendradas e dos seus sustos. Afinal, estamos perante o mestre do suspense. As suas histórias estão repletas de passos no escuro, assassinos que caminham lentamente, portas a ranger e vilões que surgem de repente.

O realizador adorava fazer participações especiais nos seus próprios filmes e as suas aparições como figurante são bem conhecidas. Em “Janela Indiscreta” (por exemplo) aparece na casa de um pianista, ao longe, a arranjar um relógio.

O currículo deste realizador britânico conta com 53 filmes, um Óscar de melhor filme (por “Rebecca”) e um prémio especial da Academia pelo conjunto da sua obra.

Hitch morreu em Abril de 1980 em Londres, mas será para sempre recordado como o mestre do suspense.

O pack de dvds inclui como extras da edição “Um perfil de Hitchcock: Os primeiros anos” (produção televisiva da Carlton) que surge repetido nos dvds de “Downhill” e “Os 4 espiões”, tratando-se de uma memória do período britânico, concluído em 1939. O outro extra tem por base uma entrevista, em meados dos anos 60, conduzida por Fletcher Markle para a televisão canadiana, e está dividido em duas partes: a primeira inserida no dvd de “O Sr. e a Sra. Smith”, a segunda no de “Sob o Signo de Capricórnio”



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This