Fitas de baixo para cima

O Estranho Mundo de Tim Burton.

Está farto da “Mary Poppins” e da “Música no Coração”? Não suporta comédias natalícias lamechas? Os filmes de animação (ditos para todos) já não o seduzem como quando era criança? Então temos a solução ideal para si: “The Nightmare Before Christmas”, ou como os distribuidores resolveram chamar (tão mal como sempre) por cá, “O Estranho Mundo de Jack”. Este filme foi escrito e idealizado por Tim Burton mas, sendo de animação, foi dado a realizar a Henry Selick em 1993.

Tim Burton é conhecido de todos nós pela sua vastíssima obra cinematográfica que vai do mítico “Island of Doctor Agor”, de 1971, até ao mais recente Big Fish de 2003, passando pelos não menos conhecidos: “Beetlejuice”, “Batman”, “Batman Regressa”, o ultra-aclamado “Eduardo Mãos de Tesoura”, “Ed Wood”, “Marte Ataca”, “Sleepy Hollow” e “Planeta dos Macacos”. Já Henry Sellick é um mestre da animação que não tendo participado nos grandes blockbusters do género, tem uma legião de fãs por todo o mundo, sendo também bastante reconhecido pela crítica.

Segundo consta, este filme partiu de um poema escrito por Tim Burton (para quem não sabe, ele tem um livro de poesia editado em Portugal), onde já estavam presentes três das personagens principais. Quanto à história, a mesma é bastante simples e linear para agradar a todos os públicos e não confundir os mais novos. Jack Skellington é o rei da Cidade do Halloween, uma terra que vive em função do Dia das bruxas. Acontece que Jack, ao passear pela floresta, descobre portas para outros mundos, em que se celebram outras festividades. Jack fica particularmente cativado pela alegria e cor da Cidade do Natal.

Ao regressar a Halloween, decide que todos irão celebrar o natal na outra cidade. Os seus objectivos são raptar o Pai Natal (sem más intenções), para assim ir ele distribuir os presentes e a alegria. O problema é que a sua noção de presentes é um pouco diferente do comum e as crianças descobrem horrorizadas nas suas meias de natal, cabeças decepadas e cobras gigantes…

Existe uma história americana, escrita por Dr. Seuss, em que uma personagem, o Grinch, tenta destruir o natal mas acaba por melhorá-lo. Nesta história de Tim Burton, Jack tenta fazer um bom natal, mas quase o arruína. Saliento o “quase” uma vez que este é um filme para crianças e tudo acaba bem no final…

Por outro lado, este filme conta também com a participação de Danny Elfman, que já tinha feito a banda sonora de Beetlejuice, e que neste filme não só compôs as músicas como fez a voz de Jack a cantar (o resto das falas foram feitas por outro actor).

Finalmente, este é um filme de animação filmado em formato Stop-Motion, de 76 minutos, com um ambiente e umas personagens extraordinariamente delineadas e uma acção cativante. Foi lançado agora em DVD em Portugal, com vários extras e a um preço bastante convidativo: 8.95 euros. É de aproveitar!



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This