PEDRO CALAPEZ – TRABALHOS DO OLHAR, AMANHÃ NA CINEMATECA PORTUGUESA

PEDRO CALAPEZ – TRABALHOS DO OLHAR de Luís Miguel Correia será exibido amanhã às 19h30 na Cinemateca Portuguesa, no âmbito do programa “Artistas Filmados”. A sessão incluirá ainda o filme «Da Natureza das Coisas», do mesmo realizador, sobre o escultor Carlos Nogueira.

PEDRO CALAPEZ – TRABALHOS DO OLHAR é um percurso através da obra de Pedro Calapez, acompanhando o pintor a trabalhar no atelier e observando de perto algumas exposições recentes bem como diversas obras de carácter público. O filme foi produzido pela MIDAS – estando já editado em DVD na Colecção “Arte & Artistas” – sem quaisquer apoios oficiais, senão um pequeno apoio da Fundação Gulbenkian. Teve estreia no Festival IndieLisboa 2010, e nunca foi exibido na RTP.

SINOPSE

Pedro Calapez é um dos artistas portugueses com maior destaque internacional. A sua obra, plasticamente poderosa, tem-se desenvolvido de forma consistente desde os anos 70. Mas o seu percurso é rico em alterações, mudanças, invenções, continuidades, uma experiência permanente ao nível da cor, do desenho e dos materiais. O filme olha de perto o artista no seu atelier ou na montagem de uma exposição, revelando o seu processo de criação, indagando a própria especificidade da pintura. Ao mesmo tempo, é-nos dada a riqueza e as dimensões  do trabalho artístico de Calapez, numa viagem que vai da exposição na Galeria Max Estrella, em Madrid, à Casa da Cerca, em Almada, mas também olhando um trabalho cenográfico e revelando as obras públicas, nomeadamente os trabalhos efectuados no Mosteiro dos Jerónimos, na Igreja da Santíssima Trindade, no santuário do Fátima ou na praça em calçada portuguesa na Porta-Sul da Exposição Internacional de Lisboa de 1998.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This