PORTUGAL FASHION no Porto

Depois da abertura em Lisboa, a 20 de março, o 32.º Portugal Fashion VIBE prosseguirá no Edifício da Alfândega do Porto, entre 21 e 23 do mesmo mês. Para estes três dias, estão previstos 26 desfiles de jovens designers (Espaço Bloom), estilistas consagrados e marcas de vestuário e calçado, com os quais se antecipam as grandes tendências da próxima estação fria.

Vão ser apresentadas as novas coleções outono-inverno 2013-14 de Luís Buchinho, Felipe Oliveira Baptista, Anabela Baldaque, Miguel Vieira, Katty Xiomara, Júlio Torcato, Ricardo Preto (com a marca Meam), Diogo Miranda, Teresa Martins (para a TM Collection), Carlos Gil e Luís Onofre, a quem cabe encerrar o 32.º Portugal Fashion VIBE.

Também merecem destaque os desfiles individuais das marcas de vestuário Vicri, Lion of Porches e Dielmar, bem como o desfile coletivo envolvendo a Concreto by Helder Batista, a Cheyenne, a MDS e a Dom Colletto. Sublinhe-se ainda, como motivo de interesse, a apresentação conjunta das marcas de calçado Nobrand, Fly London, Cohibas, Dkode, Goldmud + Alexandra Moura, J. Reinaldo e Silvia Rebatto.

Pela 6.ª edição consecutiva, o Portugal Fashion proporciona a jovens designers a oportunidade de mostrarem as suas criações no Espaço Bloom – uma plataforma destinada, justamente, a promover criadores ainda em processo de afirmação e consolidação dos seus trabalhos. No Edifício da Alfândega do Porto serão dez os jovens designers a apresentarem as suas coleções numa passerelle alternativa, sem esquecer que em Lisboa, no dia 20, mais cinco novos criadores farão desfilar as suas propostas para a estação fria. Estes números refletem a reiterada aposta do Portugal Fashion no lançamento de jovens criadores, com o intuito de dinamizar e rejuvenescer a moda nacional.

Importa relembrar que, para Lisboa, no dia 20 de março, estão programados dois desfiles de jovens criadores do Espaço Bloom – Susana Bettencourt e Hugo Costa, às 18h30, e Andreia Lexim, Estelita Mendonça e Daniela Barros, às 19h30, no Carpe Diem Arte e Pesquisa –, seguindo-se os desfiles dos consagrados Alves/Gonçalves (às 21h30, na Brand Gallery) e Fátima Lopes (às 22h30, no Convento do Beato).

VIBE é o tema deste 32.º PORTUGAL FASHION. Celebra-se assim a sensação de vibração que a moda quase sempre provoca em quem a cria e em quem a frui, à semelhança de outras formas de criação humana. Ao estabelecer novas tendências pela subversão do cânone e pela definição de conceitos de vanguarda, a moda funciona como um diapasão que, quando percutido, causa um sobressalto, um tremor, uma oscilação, a partir dos quais se fixam padrões estéticos. Essa é a obrigação primeira da moda: provocar vibrações e, deste modo, gerar uma energia transformadora nos diferentes avatares da criação estética e na forma de os fruir conscientemente.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários em parceria com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, sendo atualmente financiado pelo QREN no âmbito do Programa Compete – Programa Operacional Fatores de Competitividade.

PORTO, 21, 22 e 23 DE MARÇO
EDIFÍCIO DA ALFÂNDEGA DO PORTO



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This